Gisele Bicaletto - Publicado em 04-09-2019 13:00
UFSCar sedia programa de capacitação em esportes paralímpicos
Várias modalidades de esportes adaptados serão apresentadas na capacitação (Foto: Acervo UFSCar)
Entre os meses de setembro e novembro deste ano a UFSCar vai sediar o "Programa de capacitação em esportes paralímpicos na Educação Física escolar", voltado a professores e acadêmicos de Educação Física e demais interessados na área. O curso é gratuito e os participantes receberão certificado. As 125 vagas ofertadas já foram preenchidas, mas há lista de espera aberta.

A capacitação foi desenvolvida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontece pela primeira vez na UFSCar, em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE) de São Carlos. Nessa edição, o curso é coordenado por Mayara Erbes Ranzan, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade, sob orientação da professora Fátima Denari, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar.

As aulas contemplam teoria e prática e estão marcadas para os dias 14 e 28 de setembro, 5 e 19 de outubro e 9 de novembro, das 8 às 18 horas, totalizando 40 horas. As atividades teóricas serão realizadas na sala 181 do edifício de aulas teóricas - AT8, do Campus São Carlos da UFSCar, e as práticas serão na quadra e no ginásio de esportes da Universidade, todos na área Sul do Campus.

Profissionais de excelência e vinculados ao CPB conduzirão a turma, abordando as seguintes modalidades: voleibol sentado, goalball, atletismo paralímpico e bocha paraolímpica. Além disso, haverá um módulo introdutório e exclusivo sobre o movimento paralímpico.

Para Ranzan, o programa é uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento para profissionais da área e contribui em diferentes aspectos no trabalho desenvolvido junto a pessoas com deficiência. De acordo com ela, a capacitação também pode estimular a formação de futuros atletas paralímpicos de São Carlos e de cidades da região.

Interessados em compor a lista de espera devem entrar em contato com a coordenadora do curso pelo telefone (45) 99937-8083 ou pelo e-mail e.r.maya@hotmail.com.