Adriana Arruda - Publicado em 10-09-2019 13:00
Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta quatro exposições em setembro
Retrato de John Lennon em quadro exposto na BCo (Foto: Adriana Arruda - CCS/UFSCar)
Neste mês de setembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar apresenta quatro exposições ao público. Uma delas, intitulada "Consumo sustentável", tem banners informativos sobre a importância do consumo consciente, com exemplos de práticas implementadas na Alemanha. A mostra, organizada pela escola de Alemão Zwei, está aberta para visitação até 27 de setembro, no saguão principal da BCo.

Já a exposição "Mundo das flores e flores do mundo", disponível no Piso 2 também até 27 de setembro, é composta por fotografias feitas por Rubens Bernardes Filho, pesquisador da Embrapa Instrumentação. Nas imagens, Bernardes retrata flores singelas, exuberantes, raras e comuns, cultivadas ou que brotam espontaneamente em lugares inóspitos.

Também em cartaz está a mostra "Ação afirmativa é democracia!", desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Usina de Reflexão com o objetivo de promover reflexões sobre os efeitos da implementação das políticas de ações afirmativas e das cotas para ingresso nas universidades públicas, que produziram, nas últimas duas décadas, mudanças no Ensino Superior do País, democratizando o acesso e diversificando o perfil da comunidade universitária. A exposição apresenta biografias de estudantes que se beneficiaram das políticas de cotas, revelando vantagens e desafios e destacando a atuação desses alunos dentro da Universidade em diversos cursos e projetos. Os banners podem ser vistos até 13 de setembro, no espaço de convivência.

Por fim, a exposição "Ídolos do rock" traz pinturas de personalidades da música de autoria de Fernando César dos Santos e Fábio Santos, irmãos gêmeos e garçons, que têm a arte como um hobby. A mostra retrata ídolos de várias gerações e nacionalidades, como Bono Vox, Amy Winehouse, Fábio Júnior, Tim Maia, John Lennon, entre outros. Os quadros estão no saguão principal da BCo até 4 de outubro.

Todas as exposições são gratuitas, abertas ao público e podem ser visitadas na Biblioteca Comunitária, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.