Gisele Bicaletto - Publicado em 17-09-2019 13:00
Projeto auxilia na renda familiar de usuários atendidos na USE
Oficina da torta de limão realizada na USE (Foto: Ana Paula Sannicolo - CCS/UFSCar)
As mães de crianças e adolescentes atendidos na Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar estão participando de oficinas para aprenderem a fazer doces, cuja produção possibilita um aumento da renda familiar. As iniciativas são fruto de uma parceria entre o projeto de extensão "Mães Saradas - Boas de Bico" da USE e a Enactus-UFSCar, uma organização sem fins lucrativos, formada por universitários, que utiliza o empreendedorismo social para melhorar a qualidade e o padrão de vida das pessoas das comunidades em que atua.

A oficina já teve dois módulos: o primeiro foi sobre a produção de alfajores e o segundo sobre a produção de tortas de limão. O próximo módulo está programado para o dia 18 de setembro e abordará a fabricação de brigadeiros gourmet. No total, cerca de 20 mães já participaram. As oficinas são realizadas nas instalações da USE, normalmente em duas turmas, nos horários em que as crianças e adolescentes estão em atendimento na Unidade.

A iniciativa da Enactus-UFSCar na USE é realizada por meio do projeto Cinésio, que pretende mostrar às mães dos usuários atendidos na Linha de Cuidado "Infância e Adolescência" da USE formas de obter um incremento familiar. A demanda foi apresentada pelas próprias mulheres em encontros anteriores com o time da Enactus, em que demonstraram o interesse em começar um negócio próprio no ramo da culinária. A partir disso, os estudantes que integram a Enactus se disponibilizaram a promover as oficinas gratuitas, auxiliar na divulgação dos trabalhos e no controle das vendas, fazendo uma espécie de incubação para os novos negócios. Representantes da Enactus apontam que as participantes têm mostrado alguns resultados a partir do primeiro módulo, e algumas já estão recebendo, inclusive, encomendas para festas.

Além da capacitação das mães, o projeto Cinésio também tem por objetivo desenvolver ajuda técnica para crianças e adolescentes. Isso tem sido realizado por integrantes da Enactus, em parceria com docentes dos departamentos de Engenharia de Materiais, de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da UFSCar, que estão desenvolvendo um método de produção de órteses a partir de material chamado de poliuretano. A ideia é que essa tecnologia, pioneira no Brasil, possa reduzir em até 80% o preço de uma órtese e diminuir também o tempo de produção. O projeto está em fase de pesquisa para a confecção de um protótipo e posterior submissão ao processo de validação para testes, inicialmente em usuários atendidos na USE.

Para Maria Tereza Ramalho, terapeuta ocupacional da USE e coordenadora do projeto "Mães Saradas - Boas de Bico", a interação entre a comunidade USE e a Enactus tem sido positiva para todos os envolvidos. "As mães estão sendo beneficiadas por receberem capacitações em temas diversos e com possibilidades de ganhos de renda e emancipação. A USE está aproveitando as novidades apresentadas semanalmente pelos universitários da Enactus-UFSCar, que trazem sempre empreendedores e profissionais do município para compartilharem seus conhecimentos. Além disso, os próprios alunos que integram a Enactus estão se aproximando de diferentes realidades sociais, tendo oportunidades de crescimento pessoal, profissional e acadêmico", conclui Ramalho.