Gisele Bicaletto - Publicado em 19-09-2019 13:00
Saúde Mental e Cognição são temas de Congresso realizado pela UFSCar
Evento é organizado pelo ProViVe-UFSCar e as inscrições já estão abertas (Imagem: Divulgação)
Entre os dias 5 e 7 de dezembro será realizado o Congresso Saúde Mental & Cognição 2019, na cidade de Ribeirão Preto (SP). O evento é uma realização do ProViVe - Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental, Cognição e Envelhecimento da UFSCar. As inscrições para o Congresso podem ser feitas até o dia 30 de novembro e a submissão de trabalhos para apresentação no evento deve ser feita até 15 de outubro.

O principal objetivo da atividade, aberta a estudantes, profissionais e pesquisadores, é disseminar, atualizar e capacitar os participantes que atuem e/ou que tenham interesse na saúde mental e cognição, além de fomentar a discussão acerca do tema. A programação terá a participação de profissionais reconhecidos na área e contará com mesas-redondas, conferências, minicursos, apresentação de trabalhos e simpósios. As atividades já programadas e os palestrantes confirmados podem ser conferidos no site do evento.

As inscrições para participação no Congresso estão abertas até o dia 30 de novembro. Há descontos para inscrições feitas com antecedência e não haverá inscrições no local do evento. Interessados em apresentar trabalhos durante o Congresso devem submeter os resumos até o dia 15 de outubro, conforme instruções disponíveis no site do evento.

As atividades serão realizadas entre os dias 5 e 7 de dezembro no Hotel Mont Blanc Premium, em Ribeirão Preto. As informações completas sobre o evento podem ser acessadas no site www.provive.ufscar.brt/smc2019 ou solicitadas pelo telefone (16) 3351-8956 ou pelo e-mail congresso.smc@gmail.com.

ProViVe - UFSCar
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Cognição e Envelhecimento da UFSCar surgiu com a finalidade de unir atividades de extensão, ensino e pesquisa, e desenvolver estudos mais aplicados. O grupo teve início em 2015, por meio de um programa de extensão da UFSCar, e atualmente desenvolve três linhas de pesquisa: Cognição social, Empatia e Saúde Mental; Métodos de avaliação e diagnóstico dos transtornos neuropsiquiátricos; e Novos tratamentos e inovação para reabilitação dos transtornos neuropsiquiátricos.

A equipe do ProViVe é liderada pelo professor Marcos Hortes Nisihara Chagas, do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e tem a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, estagiários, docentes e outros colaboradores. O grupo é responsável pelo curso de Especialização em Saúde Mental e Cognição da UFSCar, pelo Ambulatório de Psicogerontologia e Psicogeriatria da Unidade de Saúde Escola (USE) da Instituição, por eventos científicos e por diversos projetos de pesquisa. Mais informações podem ser conferidas em www.provive.ufscar.br ou no Facebook do grupo.