Mariana Pezzo - Publicado em 19-09-2019 13:00
UFSCar marca presença em evento nacional de pesquisa em Materiais
Evento é realização da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (Imagem: Reprodução)
De 22 a 26 de setembro, acontece em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a XVIII Brazil MRS Meeting, reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e, assim, um dos principais eventos da área que acontecem no País. Refletindo sua relevância e a trajetória pioneira na área, a UFSCar terá presença marcante no evento, com a participação em lugares-chave da Reunião de pesquisadores de três campi - São Carlos, Araras e Sorocaba - e cinco departamentos da Instituição: Engenharia de Materiais (DEMa); Física (DF); Química (DQ); Física, Química e Matemática (DFQM-So); e Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar).

A participação da UFSCar começa já na estruturação do evento, cujos comitês organizadores contam com o trabalho de José Antônio Eiras e Paulo Sérgio Pizani, ambos do Departamento de Física (DF). Além disso, há docentes da UFSCar atuando como organizadores ou palestrantes em um terço dos 23 simpósios que estruturam a reunião, já que são o espaço de apresentação de trabalhos oralmente ou em painéis. Como organizadora, a presença da UFSCar aparece nos temas de Eletrônica Orgânica e Bioeletrônica (com Marystela Ferreira, do DFQM-So); armazenagem de hidrogênio (com Daniel Rodrigo Leiva e Guilherme Zepon, além de Walter José Botta Filho, Luiz Antonio Pessan e Alberto Moreira Jorge Junior como speakers, todos do DEMa); nanofibras (com Roselena Faez, do DCNME-Ar); e materiais para manufatura aditiva (com Piter Gargarella, Lidiane Cristina Costa, do DEMa, além de Pessan novamente como speaker). Outros três simpósios têm speakers da UFSCar, nas áreas de: peneiras moleculares (Dilson Cardoso, do DQ), metalurgia em aço (Oscar Balancin, do DEMa) e materiais magnéticos e supercondutores (Wilson Aires Ortiz, do DF).

A participação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na UFSCar, na Reunião, ilustra a relevância do evento para a Universidade. O Centro apresentará mais de 30 trabalhos, resultantes de pesquisas desenvolvidas pelos docentes, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação e graduação vinculados ao CDMF, que é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além do CDMF, a UFSCar sedia outro Cepid na área de Materiais, o Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV).

A programação completa da XVIII Brazil MRS Meeting pode ser conferida no site do evento.