Mariana Pezzo - Publicado em 08-10-2019 16:00
UFSCar oferece curso de gestão por competências em bibliotecas
Curso leva em consideração mudanças no acesso à informação (Foto: Michael Jarmoluk por Pixabay)
A partir do mês de novembro, a UFSCar oferece mais uma turma do curso "Gestão de pessoas e processos por competências", com 60 horas de duração, ministrado na modalidade de educação a distância (EaD). A formação, voltada a profissionais que atuam ou desejam atuar em bibliotecas universitárias ou de instituições de pesquisa, tem o intuito de contribuir para o sucesso da missão institucional das bibliotecas universitárias no âmbito da gestão de pessoas.

Em razão da complexidade da atuação das bibliotecas universitárias, que envolve substanciais alterações no comportamento de acesso e uso da informação científica e tecnológica pela comunidade, a consolidação adequada da equipe de trabalho é tida como essencial para que suas atividades gerem os melhores resultados. Essa demanda se enquadra perfeitamente no modelo de gestão de pessoas por competências, voltado, sobretudo, a contextos em que a evolução contínua dos profissionais é necessária. Nesse sentido, o curso tem a expectativa de que seus participantes se apropriem do conceito de competências, potencializando o seu desenvolvimento cognitivo e profissional na sua atuação junto à biblioteca universitária.

O curso está previsto para começar em 4 de novembro, com término para 22 de dezembro. O percurso está dividido em unidades, compreendendo atividades teóricas e práticas sobre a abordagem das competências e sua instrumentalização no contexto das bibliotecas universitárias. A iniciativa é coordenada por Roniberto Morato do Amaral, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade. Conta também com o apoio do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais) da Instituição.

As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de outubro, por meio da plataforma box UFSCar, onde também estão mais informações, como valores e as ementas das disciplinas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail veralui@ufscar.br.