Gisele Bicaletto - Publicado em 10-10-2019 13:00
Curso aborda doenças relacionadas ao estilo de vida e redução de riscos
Atividade é gratuita e acontece no Campus São Carlos da UFSCar (Foto: CCS/UFSCar)
No próximo dia 15 de outubro a UFSCar promove o curso "Doenças relacionadas ao estilo de vida e estratégias para redução de riscos", organizado pelo Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular - Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico, coordenado por Aparecida Maria Catai, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade. A iniciativa é aberta a estudantes dos cursos da área da Saúde e a profissionais que atuam nesse ramo.

As doenças crônicas estão diretamente relacionadas aos hábitos de vida dos indivíduos, como alimentação, prática de atividade física, natureza do trabalho e das funções que desempenha etc. O conhecimento da relação entre esses fatores e o surgimento das doenças é de extrema importância para que o profissional da Saúde possa criar estratégias de prevenção e intervenção.

Nesse contexto, o curso abordará tópicos como obesidade; doenças cardiovasculares e estratégias de redução de riscos; prevenção e detecção precoce do câncer; diabetes e relações com estilo de vida, entre outros. A formação será conduzida pelo professor David Christopher Nieman, da Appalachian State University, na Carolina do Norte, Estados Unidos. O pesquisador tem reconhecimento internacional nas áreas de Imunologia do Exercício, Metaboloma Humano e Nutrição Esportiva.

Os participantes receberão certificados e aqueles que forem estudantes do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar ou alunos especiais de outros programas de pós-graduação da Universidade poderão optar por validar o curso como disciplina de um crédito.

As atividades serão ministradas em Inglês e acontecem das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no auditório do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cursodrnieman.ufscar@gmail.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3351-8705.