Denise Britto - Publicado em 11-10-2019 13:00
Campus Sorocaba promove Simpósio de Biotecnologia e Engenharia Florestal
Evento busca reunir pesquisadores e produtores rurais para troca de experiências (Foto: Pixabay)
No dia 17 de outubro, acontece a primeira edição do Simpósio de Biotecnologia e Engenharia Florestal do Campus Sorocaba da UFSCar. O objetivo é constituir um fórum interdisciplinar de discussão sobre Biotecnologia, Monitoramento Ambiental e Engenharia Florestal. A proposta também é promover o intercâmbio de experiências entre docentes e pesquisadores da UFSCar e de outras universidades da Região Metropolitana de Sorocaba, contribuindo para geração e divulgação de conhecimentos na área ambiental e com a formação de estudantes e produtores rurais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail dzsabonaro@hotmail.com ou presencialmente no dia do evento, a partir das 8h30. A programação tem início às 9h30, com a oficina "Vamos entender e compor o preço de um serviço de topografia, quando aplicado a geociências", ministrada pelo engenheiro agrimensor e pesquisador Fábio Augusto Gomes da Silva, da empresa Gomes & Silva Topografia. Das 11 às 12 horas, acontece a palestra "Projeto Pipe-Fapesp: Encapsulamento de sementes com biopolímeros para o aumento da eficiência da semeadura direta em projetos de restauração florestal", com Vanderlei dos Santos, pesquisador da Itepec Ambiental.

À tarde, as atividades serão retomadas a partir das 14 horas, com a palestrante Karen Castelli, da Universidade Estadual Paulista (Unesp - campus de Sorocaba), que abordará o tema "Uso de técnicas de nucleação em áreas urbanas e rurais". Às 15 horas, acontece a mesa-redonda "A importância da pesquisa para geração e transferência de novas tecnologias", com a participação da pós-doutoranda  Débora Zumkeller Sabonaro, do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, além de Karen Castelli e Vanderlei dos Santos.

O Simpósio é organizado pelo PPGBMA-So, Coordenação do Curso de Engenharia Florestal e Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS), todos do Campus Sorocaba da UFSCar, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O evento acontece no auditório do CCTS do Campus Sorocaba da UFSCar. Mais informações na página do evento no Facebook. O contato para dúvidas pode ser feito com Débora Zumkeller Sabonaro, pelo telefone (11) 97274-7507.