Adriana Arruda - Publicado em 15-10-2019 13:00
UFSCar sedia ciclo de estudos e pesquisas com profissionais da Educação
Evento acontece de 21 a 25 de outubro, no Campus São Carlos da UFSCar (Imagem: Divulgação)
Até o dia 18 de outubro, estão abertas as inscrições para o 1º Ciclo de Estudos e Pesquisas com Profissionais da Educação (Ceppe), promovido pelo Núcleo de Formação de Professores (NFP) da UFSCar e que acontece de 21 a 25 de outubro. Com o tema "Docência e Interdisciplinaridade: caminhos entrecruzados", a programação terá atividades presenciais e a distância com o intuito de debater temas na área de formação inicial e continuada de professores, aproximando estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior.

Além da apresentação de trabalhos, o Ciclo oferece, ao longo dos dias, mesas-redondas, minicursos, oficinas e conferências, que serão ministrados por pesquisadores da própria UFSCar, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e professores das redes estadual e municipal de ensino. Entre os temas abordados estão interdisciplinaridade e docência; saberes da infância na docência; brincadeiras e interações na Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar; práticas de ensino e aprendizado a partir da Literatura; docência e envelhecimento; e ciranda de experiências interdisciplinares.

Também haverá três atividades científico-culturais: "Mostra fotográfica do NFP: Docência em foco"; "Mostra fotográfica da UAC: Brincadeira e interações na Unidade de Atendimento à Criança"; e "Sessão de observação noturna e exposição de meteoritos no Observatório Astronômico". Dados completos sobre a programação - como horários, locais e informações sobre os palestrantes - estão no site do NFP.

O Ciclo, gratuito e aberto às pessoas interessadas, acontece entre 9 e 22 horas, em diversos locais do NFP, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A iniciativa conta com o apoio das pró-reitorias de Graduação (ProGrad) e de Extensão (ProEx), da UAC, do Observatório Astronômico e da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), todos da Universidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coordnfp@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6634.