Denise Britto - Publicado em 15-10-2019 13:00
Núcleo de Educação e Estudos da Infância realiza II Ciclo Formativo
Com inscrições abertas, evento aborda a potência das experiências das infâncias (Foto: Pixabay)
O Núcleo de Educação e Estudos da Infância, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, promove o II Ciclo Formativo "A potência das experiências das infâncias para a educação brasileira". O evento, em parceria com a XI Semana da Pedagogia, tem início no dia 19 de outubro. A programação inclui propostas de formação e diálogo, nos formatos de palestras, oficinas, minicursos e atividades culturais.

O II Ciclo Formativo também tem o objetivo de divulgar as ações do Núcleo de Educação e Estudos da Infância e é destinado a professores, pesquisadores, profissionais da área, estudantes e demais pessoas interessadas, inclusive crianças e suas famílias. De acordo com os organizadores, o Núcleo vem realizando estudos, pesquisas, práticas e formação em temáticas relacionadas à infância e à Educação Infantil e suas interfaces com a sociedade. Ao mesmo tempo, dialoga com a dimensão do trabalho coletivo, expandindo a ação da Universidade também para fora dos muros do Campus.

Programação e inscrições
A maioria das atividades do II Ciclo Formativo acontece no Núcleo de Educação e Estudos da Infância (Rua  Érico  Veríssimo, 1.050, Central Parque, em Sorocaba) e se estende até os dias 25 de outubro e 5, 7, 9, 12 e 23 de novembro, conforme programação, disponível no Facebook. Entre as atividades estão contação de histórias, oficina de Teatro de Sombras, exposição fotográfica, encontro brincante, palestra e mesas-redondas -  sobre infância e resistência; infância, experiência e potência; Plano Nacional de Alfabetização etc. -, e o lançamento dos livros "Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque" e "(Con)viver na educação: relatos de práticas cotidianas no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha". A programação completa está no fôlder do evento e na página do Núcleo no Facebook.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail cicloformativonein@gmail.com, enviando nome completo, RG, CPF e telefone. O II Ciclo Formativo tem carga horária total de 40 horas, mas o percurso formativo é definido pelo participante, que receberá certificado de acordo com a atividade e a carga horária cursada. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.