Adriana Arruda - Publicado em 16-10-2019 13:00
UFSCar promove evento sobre artes, resistência e ditadura militar
Evento acontece de 28 a 30 de outubro, no Campus São Carlos da UFSCar (Imagem: Divulgação)
De 28 a 30 de outubro, acontece na UFSCar o I Ciclo de Debates "1964 e suas representações: Artes e resistência", que faz parte das atividades de evento homônimo que acontece ao longo deste semestre e é organizado pelo Grupo de Pesquisa "Literatura e Tempo Presente", vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade. O Ciclo é mais uma iniciativa que busca (a)firmar uma política da memória, em detrimento do esquecimento, apagamento e negacionismo a que o período da ditadura militar brasileira esteve submetido.

A programação terá conferências e mesas-redondas que discutirão a relação das artes, de modo geral, e da Literatura, de maneira especial, com a ditadura militar. Os debates abordam temáticas como Literatura e resistência, sertão e ditadura militar na ficção brasileira contemporânea, romance sobre a ditadura, espaço de leitura e escrita da história da ditadura, entre outras. Para refletir sobre esses assuntos, estarão presentes os escritores Menalton Braff e Micheliny Verunschk e renomados pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Brasília (UnB), além da própria UFSCar. A programação completa, com informações sobre palestrantes, datas e horários das atividades, está disponível no cartaz de divulgação.

O Ciclo de Debates é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, com inscrições a serem realizadas online, por meio deste link, até o dia 26 de outubro. Haverá emissão de certificado aos participantes. Os encontros acontecem entre 15 e 18 horas, no Auditório da Educação Especial, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas no Facebook e no Instagram.

Exposição
Outra iniciativa realizada no escopo do evento "1964 e suas representações: Artes e resistência" é a exposição intitulada "Arquivo e memória contra o esquecimento", que apresenta parte do acervo da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar, com periódicos da época da ditadura militar, doados por Pablo Arantes, docente do Departamento de Letras (DL) da Universidade, e com obras literárias sobre a ditadura e da hemeroteca construída por Tânia Pellegrini, também docente do DL. A mostra será aberta no dia 21 de outubro, às 17 horas, no Auditório da UEIM, na área Sul do Campus. As inscrições para a inauguração devem ser feitas aqui. A exposição estará disponível para visitação gratuita na UEIM até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.