Gisele Bicaletto - Publicado em 16-10-2019 13:00
Projeto de extensão oferece oficina da felicidade para idosos
Oficina é gratuita e recebe inscrições até 21 de outubro (Foto: Freepik)
O projeto de extensão "Oficina da Felicidade - atividade para idosos", promovido na UFSCar, está recebendo inscrições de pessoas interessadas em participar de encontros que serão realizados entre outubro e dezembro deste ano. A iniciativa é gratuita e tem como objetivo elevar os níveis de felicidade entre os idosos para que eles possam viver melhor no dia a dia.

De acordo com Claudia Valente Santos, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e coordenadora do projeto, a felicidade é entendida, na literatura, como um construto composto por uma dimensão cognitiva - a satisfação com a vida -, e uma dimensão afetiva - as emoções positivas e negativas. "A felicidade pode ser também compreendida como bem-estar subjetivo", complementa a professora. Em estudo de doutorado, desenvolvido pela docente, foi identificado que atividades de socialização são as que mais impactam os níveis de felicidade. "Além disso, maiores níveis de felicidade estão associados não só à maior longevidade, mas também a menores taxas de adoecimento entre os idosos", explica Santos.

A oficina terá 10 encontros com grupos de idosos, para promover a felicidade, conduzidos pela docente e duas alunas de Terapia Ocupacional da UFSCar. Os encontros serão realizados semanalmente, sempre às terças-feiras, das 10 às 12 horas, no DTO, na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. Todos os participantes serão avaliados quanto ao nível de felicidade e saúde mental e também serão recomendadas atividades para serem feitas em casa.

Para participar, é preciso ter mais de 60 anos e não apresentar demências ou déficits cognitivos, bem como outras doenças neurodegenerativas e transtornos psicóticos. Os interessados devem se manifestar até o dia 21 de outubro pelo e-mail oficinadafelicidade.ufscar@gmail.com ou pelos telefones (16) 99349-9023 (Beatriz) e (19) 98269-0765 (Milena).