Adriana Arruda - Publicado em 24-10-2019 14:30
Biblioteca Comunitária promove a XXV Semana do Livro e da Biblioteca
Atividades são gratuitas e acontecem de 29 de outubro a 6 de novembro, na BCo (Imagem: Divulgação)
De 29 de outubro a 6 de novembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar promove a XXV Semana do Livro e da Biblioteca, que neste ano apresenta o tema "Biblioteca - Espaço de Literatura, Arte e Conhecimento", com o objetivo de refletir sobre o papel do livro e da biblioteca na vida das pessoas, como fontes de informação, de cultura e de lazer. Ao longo dos dias, acontecem ações de incentivo à leitura, bem como orientações para prevenção do câncer de mama, atividades de capacitação, Café Filosófico, oficina de confecção de cadernos e passeio pelo mundo das artes com o recebimento de exposições culturais.

A programação tem início no dia 29/10, com a roda de conversa "Outubro Rosa", às 13 horas, que será realizada por Humberto Sadanobu Hirakawa, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. Na ocasião, Hirakawa falará sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e tirará dúvidas sobre o tema. Neste mesmo escopo, acontece, das 11h30 às 16h30, intervenção de estudantes do curso de Enfermagem da Universidade e integrantes da Liga Interdisciplinar de Saúde da Mulher (Lismu), que trará à BCo um material interativo relacionado ao câncer de mama.

No mesmo dia e, também, no dia 30/10, acontecem apresentações de teatro do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar, com a apresentação de "Um apólogo: a linha e a agulha", de Machado de Assis. Trata-se de uma leitura dramatizada, com interação de alunos. A iniciativa será realizada com grupos de estudantes das escolas Sesi 108 e Conde do Pinhal, mas é aberta a demais pessoas interessadas. Em seguida, haverá uma oficina com esses alunos referente ao tema apresentado. As apresentações acontecem às 14 horas, no dia 29/10; e às 9 horas, no dia 30.

Já na sexta-feira, 1/11, haverá a oficina de cadernos, ministrada por Letícia da Mata, estagiária da BCo e estudante do segundo ano do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Nesta atividade, da Mata ensinará aos participantes como produzir cadernos artesanais com uma técnica de costura simples, além da produção de capas com materiais básicos. A oficina, que será realizada às 14h30, tem vagas limitadas, e as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online.

No dia 6/11, às 9 horas, será realizada a palestra "Atendimento humanizado", com Maristela Schiabel Adler, docente do DMed e Diretora Técnica da Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade. O evento, voltado aos profissionais da BCo e demais interessados no tema, fará uma reflexão sobre como lidar e entender os estressores profissionais e construir relações saudáveis em setores de atendimento ao público. Por fim, no mesmo dia, a Biblioteca traz o Café Filosófico com o tema "Filosofia e Literatura", com palestra proferida por Luís Fernandes dos Santos Nascimento, docente do Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar. O encontro acontece a partir das 14h30 e aborda a Filosofia do século XVIII de Voltaire, a partir de sua obra "Micrômegas", relacionando Filosofia com a Literatura.

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia - com exceção da oficina de cadernos - e acontecem nas dependências da Biblioteca Comunitária, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Exposições
Também no escopo da XXV Semana do Livro e da Biblioteca, a BCo apresenta a exposição "Star Wars", composta por bonecos, livros e imagens da série de filmes, além de autógrafos de atores da saga. A mostra está sob coordenação do arquiteto e cenógrafo Carlos Junqueira e tem o intuito de divulgar a cultura que gira em torno do colecionismo de Star Wars. Além dela, está na Biblioteca a mostra "Ouroboros: 15 anos divulgando Ciência", que apresenta cenários, figurinos, adereços, fotos e banners das várias peças teatrais criadas desde a formação do grupo. Os visitantes também podem conhecer sinopses e roteiros de algumas peças, tirar fotos com os figurinos e interagir com os atores. Estas duas exposições estarão no saguão principal da BCo até 31/10.

Em seguida, de 4 a 29 de novembro, serão exibidas na Biblioteca as mostras "Cronologia visual dos 50 anos da UFSCar" e "Exposição de Pinturas e Mosaicos do Ateliê Cláudia Mazza". A primeira, sob coordenação de Matheus Mazini Ramos, programador visual da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, consiste em uma exposição fotográfica itinerante, que visa destacar fragmentos da história da Instituição e mostrar como a Universidade se consolidou ao longo do tempo. O trabalho tem como apoiadores, além da CCS, a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.

Já a mostra da artista Cláudia Mazza reúne cerca de 80 trabalhos de 20 alunos de seu ateliê, com idade entre 4 e 60 anos, que utilizam diferentes materiais e técnicas para a produção das obras, como aquarela, tinta acrílica, guache, lápis de cor e mosaico.

As exposições também são gratuitas e podem ser visitadas na BCo de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, entre 8 e 14 horas.