Adriana Arruda - Publicado em 05-11-2019 13:00
BCo recebe exposição com a cronologia visual dos 50 anos da UFSCar
Mostra destaca fragmentos da história da UFSCar (Imagem: Edgar Fabricio - CCS/UFSCar)
De 5 a 29 de novembro, está disponível para visitação na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar a exposição "Cronologia visual dos 50 anos da UFSCar". Sob coordenação de Matheus Mazini, programador visual da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, a mostra fotográfica visa destacar fragmentos da história da Instituição e revelar como a Universidade se consolidou ao longo do tempo.

A exposição - que faz parte das ações de comemoração dos 50 anos da UFSCar, a serem completados em 2020 - conta com 25 imagens que mostram desde a área de implantação do Campus São Carlos, até as etapas de construção dos diferentes prédios. "O intuito foi criar uma estrutura cronológica com as imagens para que os visitantes consigam identificar o processo visual da evolução institucional sem a necessidade de datá-las", explica Mazini.

As fotos foram coletadas dos acervos da CCS e da Prefeitura Universitária (PU) do Campus São Carlos. "A ideia é que seja uma mostra itinerante e que, portanto, ela seja exposta também nos demais campi - Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - da UFSCar", relata o programador visual. A iniciativa é resultado da atividade de extensão "Ações e estratégias de utilização de fotografias históricas para as atividades de comemoração dos 50 anos da UFSCar", também coordenada por Mazini.

A mostra "Cronologia visual dos 50 anos da UFSCar" é gratuita, aberta ao público e pode ser vista no Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, entre 8 e 14 horas. Os visitantes também poderão levar para casa um caderno impresso com as imagens da exposição, que está disponível no local. O trabalho tem como apoiadores, além da CCS, a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.