Mariana Pezzo - Publicado em 13-11-2019 13:00
Curso de graduação em Psicologia da UFSCar celebra 25 anos
Curso recebeu primeiros alunos em São Carlos em 1994 (Imagem: Divulgação)
No dia 22 de novembro, a UFSCar celebra os 25 anos do seu curso de graduação em Psicologia, criado em 1993, que recebeu sua primeira turma de estudantes em 1994. Para a ocasião, foi produzido selo comemorativo, escolhido por meio de concurso artístico, e será realizada cerimônia no Anfiteatro Bento Prado Junior, às 16h30. Participam do evento a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann; o Pró-Reitor de Graduação da Universidade, Ademir Caldeira; a Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e docente do curso, Maria de Jesus Dutra dos Reis; a Coordenadora do curso, Camila Domeniconi; o Chefe do Departamento de Psicologia (DPsi), Alex Pessoa; e a Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Deisy das Graças de Souza, docente do DPsi desde 1974.

No projeto pedagógico do curso de Psicologia da UFSCar, as metas, compromissos e objetivos relacionados a competências e habilidades foram sempre direcionados para duas vertentes de formação, entendidas como indissociáveis e complementares: a de pesquisa e produção de conhecimento e a de atuação em termos de serviços e intervenção. Uma característica marcante do curso é a inserção dos alunos, já no segundo ano, em atividades de pesquisa e extensão, associada à concepção de que a formação deve se dar integrando discussões teóricas e pressupostos conceituais à prática e à pesquisa, de forma indissociável. O curso oferece, anualmente, 40 vagas, e suas atividades acontecem nos períodos matutino e vespertino, por um período mínimo de cinco anos (10 semestres).

Mais informações sobre o curso podem ser conferidas no seu site e, também, na página da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade. A cerimônia dos 25 anos é aberta às pessoas interessadas, e o Anfiteatro fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.