Fabricio Mazocco - Publicado em 13-11-2019 13:00
UFSCar sedia VI Fórum de Estudos sobre Futebol
Evento acontece no dia 18 de novembro. (Imagem: Reprodução)
O Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut) da UFSCar realiza no dia 18 de novembro o VI Fórum ProFut de Estudos sobre Futebol. Nesta edição, a proposta é lançar diferentes olhares para o futebol desde as categorias de base até o profissional, passando pela psicologia do futebol e o Fútbol Callejero, metodologia de Educação Popular pelo esporte.

Na programação, o jornalista Arthur Sales Pinto abordará os "Direitos básicos dos jovens jogadores de futebol no Brasil"; já Carlos Rogério Thiengo, doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), irá ministrar a palestra "Currículo de formação de futebolistas". Claudinei Chelles, doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), fala sobre "Futebol e Psicologia" e Maurício Mendes Belmonte, doutor em Educação pela UFSCar, apresentará o "Fútbol Callejero: uma prática de futebol em interfaces com a Educação Popular".

O evento, gratuito e aberto ao público, acontece a partir das 19 horas, no Auditório 3 da Biblioteca Comunitária (BCo), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A realização tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.

ProFut
O ProFut reúne estudantes, profissionais e pesquisadores que têm como objeto de estudo e investigação o futebol em suas interfaces com as Ciências Humanas. Contemplando as linhas de pesquisa "Pedagogia do Futebol" e "Futebol e Sociedade", o grupo foi fundado em 2013 a partir das inquietações de estudantes do curso de Educação Física da UFSCar que, sob a coordenação do professor Osmar Moreira de Souza Júnior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), passaram a se reunir de forma sistemática para a leitura e discussão de textos e para a realização de pesquisas sobre o esporte.