Mariana Pezzo - Publicado em 19-11-2019 13:00
Docente da UFSCar homenageado por contribuição à área de Multimídia
Placa homenageando o docente da UFSCar (Foto: Arquivo pessoal)
Cesar Augusto Camillo Teixeira, docente do Departamento de Computação (DC) da UFSCar, acaba de receber homenagem que reconhece sua atuação para o surgimento e consolidação de uma nova área de pesquisa no Brasil, há 25 anos: a área de Sistemas Multimídia e Hipermídia. A homenagem aconteceu no Webmedia 2019 - XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, principal evento da área no Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que neste ano aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 1º de novembro. O evento teve origem em 1995, em São Carlos, com o nome de I Workshop Sistemas Hipermídia Distribuídos, sob a organização de Teixeira; Maria da Graça Campos Pimentel, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP); e Luiz Fernando Gomes Soares, então docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), já falecido.

O Workshop surgiu para reunir as equipes dos dois projetos na área de Sistemas Multimídia aprovados no Programa Temático Multi-institucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC), iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que inaugurou, segundo Teixeira, a concessão de financiamento de grande porte e estável à área da Computação. Um dos projetos, intitulado "Sistemas Multimídia Distribuídos (SmmD)", era coordenado por Teixeira, e o outro, chamado de "HyperProp", estava sob a coordenação de Soares, com Pimentel participando das duas equipes. Juntos, os projetos reuniam pesquisadores de seis instituições: UFSCar, USP, PUC-Rio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da empresa IBM.

A homenagem a Cesar Teixeira foi feita durante o jantar oficial do Webmedia 2019, surpreendendo o pesquisador. Também receberam a homenagem Pimentel e, in memoriam, Soares. Emocionado, Teixeira, que é professor da UFSCar há mais de 40 anos, conta que a organizadora do Simpósio em 2019, Débora C. Muchaluat-Saade, fez um depoimento antes de anunciar a homenagem contando como, em 1995, atuava no setor empresarial e, realizando o mestrado, veio participar do Workshop, o que acabou definindo sua trajetória na área acadêmica. "Este depoimento, junto com o recebimento da homenagem em meio aos colegas, àquele conjunto de pessoas com quem fomos construindo relações ao longo de todos esses anos, foi uma imensa satisfação", afirma o homenageado.