Mariana Pezzo - Publicado em 22-11-2019 13:00
Pós-graduação em Engenharia de Materiais celebra 40 anos no dia 27/11
Selo comemorativo de aniversário do Programa (Crédito: CCS/UFSCar)
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar, cujo curso de mestrado foi criado em 1979, celebra seus 40 anos em cerimônia no dia 27 de novembro, no Anfiteatro Bento Prado Junior, área Norte do Campus São Carlos da Instituição. A abertura da programação será às 9 horas e, a partir das 10 horas, Luiz Antonio Pessan, Chefe do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade e Coordenador Adjunto da área Engenharias II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), faz a palestra "Avaliação da pós-graduação pela Capes: novas regras e critérios".

Na parte da tarde, a programação continua com apresentação dos coordenadores do PPGCEM, Leonardo Bresciani Canto e José Eduardo Spinelli, sobre a evolução dos indicadores de desempenho do Programa, seguida por lançamento de planejamento para o PPGCEM, que será apresentado, a partir das 16 horas, por Leandro Innocentini Lopes de Faria, Secretário Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da UFSCar. A participação no evento é aberta às pessoas interessadas.

PPGCEM
O curso de mestrado em Engenharia de Materiais da UFSCar foi criado apenas nove anos após o início das atividades da própria Universidade, em 1970, com o curso de graduação em Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina. O doutorado foi criado em 1987 e, desde o seu início, os cursos já formaram 877 mestres e 411 doutores. Atualmente, estudam no PPGCEM 76 mestrandos e 108 doutorandos, sob a orientação de 35 docentes credenciados no Programa. O Programa vem recebendo a nota máxima, 7 - Excelência Internacional, em sucessivas avaliações da Capes. Somente no ano passado, foram 179 artigos publicados em periódicos, 55 convênios de cooperação internacional realizados, além de seis patentes depositadas e uma concedida. Mais informações podem ser conferidas no site do PPGCEM.