Fabricio Mazocco - Publicado em 25-11-2019 13:00
UFSCar sedia o 10º Festival Sons & Movimentos no dia 29 de novembro
Música, dança e poesia integram o Festival (Imagem: Reprodução)
Música, dança e poesia estarão no palco do Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar no dia 29 de novembro. É o 10º Festival Sons & Movimentos, que tem a finalidade de incentivar a prática e pesquisa em Arte-educação.

Na programação há 15 apresentações artísticas. Além de grupos musicais, de performance e de dança que se inscreveram para o Festival, o evento contará também com convidados, como a Urze Cia. de Dança e os músicos Hamilton Viana e Alessandro Silva.

O Festival Sons & Movimentos surgiu em 1996 como estratégia metodológica do componente curricular "Expressão Corporal", ministrado pela professora Yara Couto, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar. A iniciativa teve grande aceitação e participação da comunidade acadêmica e passou a ser realizada periodicamente por estudantes do curso de Educação Física da Universidade.

O projeto busca ampliar o acesso a diferentes linguagens artístico-culturais e se configura como espaço de criação, expressão, dramatização e reflexão. Cada edição permite também a divulgação da pesquisa em Artes em uma perspectiva voltada à Educação e de valorização das culturas popular e erudita, por meio das expressões artísticas desenvolvidas sobretudo pelos estudantes.

Nesta edição, o evento conta novamente com a participação dos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas Expressão Corporal, Criatividade e Dança na organização, bem como dos alunos da disciplina "Fundamentos das Atividades Expressivas", ministrada neste segundo semestre de 2019. O apoio é da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.

O 10º Festival Sons & Movimentos tem entrada gratuita e aberta ao público, com início às 19h30. Antes, às 18 horas, também no Teatro, Marina Arruda, ex-aluna do curso de Educação Física da UFSCar, lança o livro "Não se acostume com a vida". Toda renda da venda do livro será revertida ao Hospital do Câncer de Barretos. O Teatro Universitário Florestan Fernandes está localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações na página do evento no Facebook.