Denise Britto - Publicado em 03-12-2019 13:00
Terceira edição do Pequenas Cientistas promove encerramento no dia 7/12
Atividades motivam meninas a ingressarem no mundo da ciência (Foto: Divulgação/Pequenas Cientistas)
No próximo sábado, dia 7 de dezembro, a terceira edição do projeto Pequenas Cientistas do Campus Sorocaba da UFSCar realiza o encontro de encerramento, reunindo as 45 meninas participantes, além de pais e professores. O Pequenas Cientistas tem o objetivo de divulgar a produção do conhecimento realizada por cientistas brasileiras nas diferentes áreas e incentivar jovens meninas - do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental - a seguir a carreira científica.

Os encontros da terceira edição do projeto aconteceram nos dias 9, 23 e 30 de novembro, abordando temas como Astronomia, Psicologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Paleontologia, Biomatemática, Astrobiologia, Química Forense e Física Experimental. O último encontro do Pequenas Cientistas será das 8 às 17 horas, no auditório do edifício ATLAb do Campus Sorocaba da UFSCar e em algumas salas do entorno. A programação inclui oficinas de Meio Ambiente e Medicina no período da manhã e, à tarde, um bate-papo sobre robótica. O evento será finalizado com um piquenique e a entrega dos certificados.

Pela primeira vez, o projeto organizou também uma programação paralela para contemplar os cerca de 30 acompanhantes das jovens - entre pais e professores. "Como várias meninas vêm de outras cidades, sempre percebíamos que os responsáveis ficavam pelo Campus o dia todo, apenas aguardando o término das atividades", relata a professora e coordenadora do projeto, Adriana de Oliveira Delgado Silva, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba. "Nesta edição, resolvemos oferecer aos acompanhantes uma programação paralela, com o objetivo de divulgar algumas das nossas ações e a importância da Universidade para a sociedade, tratando de temas mais gerais e ilustrando como tais temas estão relacionados às pesquisas desenvolvidas na Universidade". Segundo a docente, o retorno foi excelente: "percebemos a participação ativa desse público nas atividades oferecidas, através dos questionamentos e do debate". Além da programação paralela, outro diferencial foi a diversificação de temáticas das palestras voltadas às meninas - incluindo Matemática e Engenharias.

"Esta edição foi um grande sucesso!", avalia Delgado. "Tivemos mais de 600 inscritas concorrendo a 50 vagas. A página do evento no Facebook tem mais de 10 mil curtidas! Os comentários dos pais na página são extremamente positivos e demonstram o quanto eles e as crianças estão apreciando o projeto. Além disso, destaco a participação voluntária das palestrantes, algumas inclusive de outros estados. Todas participaram sem nenhum tipo de reembolso, utilizando seus próprios recursos para se deslocar até a UFSCar, o que demonstra a credibilidade que a iniciativa possui", afirma a coordenadora.

Sobre o projeto
O Pequenas Cientistas da UFSCar nasceu da ideia original "Meninas na Ciência", do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que permanece ativo. Em 2017 veio para o estado de São Paulo com o nome "Meninas na Ciência - SP" e deu origem aos projetos "Mergulho na Ciência", na Universidade de São Paulo (USP), "Meninas SuperCientistas", na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, na UFSCar, ganhou o nome "Pequenas Cientistas". No estado paulista, também existe o "Menina Ciência", organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC). "Todos compartilham do mesmo objetivo: aproximar as meninas das ciências", sintetiza Adriana Delgado.

A primeira edição do Pequenas Cientistas da UFSCar ocorreu em 2017. Em 2019, excepcionalmente, foram promovidas duas edições, uma em abril e outra em novembro. Ao todo, já participaram 150 meninas de escolas públicas e particulares de Sorocaba e região.

Entre os seus objetivos, o projeto busca promover a divulgação da ciência e de linhas de pesquisa de mulheres cientistas brasileiras, além de trabalhar na desconstrução de ideias sobre padrões e estereótipos na Ciência. A iniciativa visa também incentivar as meninas a seguir carreiras científicas, a partir do contato com as cientistas. "O número de mulheres atuando nas áreas científicas, sobretudo na STEM (sigla em Inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática), ainda é muito inferior ao número de homens. Infelizmente, há um preconceito que, às vezes, nasce inclusive dentro de casa. É muito importante discutir esse assunto e mostrar às jovens que elas podem ser o que quiserem. A oportunidade do contato com cientistas mulheres pode despertar o interesse na área e mostrar que é possível alcançar sonhos", defende a coordenadora do projeto na UFSCar.

Mais informações
Saiba mais na página do projeto no Facebook, onde estão disponíveis as fotos dos encontros, e no site pequenas-cientistas.webnode.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails pequenascientistassp@gmail.com e adelgado@ufscar.br ou pelo telefone (15) 3229-7521.