Adriana Arruda - Publicado em 04-12-2019 13:00 - Atualizado em 04-12-2019
UFSCar sedia seminário sobre migração no Brasil no dia 12 de dezembro
Encontro terá a participação ativa de comunidades de migrantes (Imagem: Divulgação)
No dia 12 de dezembro, a UFSCar sedia o seminário "Migrar é um direito! Semana internacional dos migrantes", organizado pelo Departamento de Sociologia (DS), com o Grupo Interdisciplinar de Estudos das Migrações e Mobilidade (InterMob) e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade. O evento objetiva explicitar e discutir a legislação migratória brasileira vigente, assim como avaliar os possíveis impactos da saída do Brasil do Pacto Global de Migrações da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos projetos de lei que visam securitizar as políticas migratórias no País.

Ao longo do dia, haverá as mesas-redondas "Migração e política", que será conduzida por Svetlana Ruseishvili, docente do DS; João Chaves, Defensor Público da União; e Letícia Carvalho, assessora de Advocacy da Missão Paz; e "Migração e cidadania", com a presença de Rocio Quispe Yujra, do Coletivo Sí, yo puedo!, de São Paulo; Luckson Joseph, da comunidade haitiana de Rio Claro; e Ayolse Andrade Pires dos Santos, da Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região (CAASCar). O Seminário terá a participação ativa de diversas comunidades de migrantes, que compartilharão as suas experiências de acesso à cidadania no Brasil.

A programação conta também com Cinedebate, com exibição de dois curta-metragens - "Liberdade" e "Galeria Presidente" - seguidos de debate, que será conduzido por Mona Perlingeiro, do Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes (ProMigra), além de feira de artesanato protagonizada pelos migrantes e refugiados do Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus), de São Paulo.

As mesas começam às 14 horas, com término às 18 horas, e são seguidas do Cinedebate, das 18h30 às 20 horas, no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Já a feira será realizada das 10 às 18 horas, nas adjacências dos edifícios de aulas teóricas - AT1 e AT2, também na área Sul. As atividades são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações estão no cartaz de divulgação.