Gisele Bicaletto - Publicado em 04-12-2019 13:00
UFSCar oferece Residências Médicas, com inscrições até 15/01
Inscrições nas residências da UFSCar ficam abertas entre 17/12 e 6/1 (Foto: Freepik)
Foram prorrogadas até 15 de janeiro as inscrições na seleção do Programa de Residência Médica da UFSCar. Os candidatos devem ser graduados em Medicina e há quatro vagas para a área de Clínica Médica e duas para Medicina da Família e Comunidade. O processo seletivo é organizado pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da UFSCar e todas as informações estão no site www.residenciamedica.faiufscar.com.

A seleção é composta por duas etapas: prova escrita, de caráter eliminatório; e análise e arguição curricular, de caráter classificatório. Todos os detalhes e o cronograma da seleção estão descritos nos editais de Clínica Médica e Medicina da Família e Comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo site.

Programas de Residência
A Residência em Clínica Médica foi planejada para o treinamento em serviço nos três níveis de atenção à saúde, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e baseada em competências. Ao longo de dois anos o médico terá vivências e poderá adquirir habilidades para cuidar de pacientes clínicos, conquistando independência e responsabilidade de forma progressiva. Dentro da carga horária semanal, 10% do tempo é destinado a atividades teóricas, dentre as quais estão previstas sessões clínicas, discussão de artigos científicos, cursos teórico-práticos, simulações e o desenvolvimento de atividade científica sob orientação de um dos docentes do Programa. O restante do tempo é dedicado a atividades práticas.

Os cenários para o desenvolvimento dos residentes são as Unidades de Saúde da Família (USFs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Carlos, o Hospital Universitário (HU) da UFSCar, que é o espaço principal da residência em Clínica Médica, além da Santa Casa de São Carlos.

O Programa em Medicina da Família e Comunidade busca formar o profissional médico em consonância com a realidade da população brasileira, levando em conta as suas necessidades de saúde e as doenças de maior prevalência nas diferentes etapas do ciclo vital. Nesse sentido, contempla estratégias para ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde para o enfrentamento dessas necessidades e problemas de saúde da população de São Carlos e região, além de capacitar todos os profissionais dos serviços de saúde que de alguma maneira contribuem para a formação pós-graduada dos profissionais.

Apresenta uma inovadora organização curricular que aborda uma íntima articulação entre teoria e prática, focalizando metodologias ativas de aprendizagem tanto na formação de residentes como na educação permanente de tutores e preceptores. Utiliza laboratórios com uma concepção voltada ao estudo autodirigido e ao desenvolvimento da prática profissional. Os espaços para o desenvolvimento da residência são USFs, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), HU-UFSCar, Unidade de Saúde Escola (USE) da UFSCar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

As informações completas sobre a seleção, detalhes da inscrição, cronograma e formulários estão disponíveis no site. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coreme.ufscar@gmail.com.