Flávia Salmázio - Publicado em 05-12-2019 18:00 - Atualizado em 05-12-2019
Café da manhã comemora os 25 anos da Educação Física
Café da manhã comemora os 25 anos da Educação Física (Foto: Daniela Zigante/ Reitoria)
Os 25 anos do curso de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado - da UFSCar foram comemorados com um café da manhã especial, no Ginásio de Esportes do campus sede da Instituição. Participaram do evento a Reitora, Wanda Hoffmann, coordenadores do curso, professores, técnico-administrativos, alunos e ex-alunos.

"A comemoração integrou ex-alunos com atuais, docentes e técnico-administrativos demonstrando toda a trajetória do curso e sua contribuição para a sociedade. Ao longo desses anos, o curso passou por ajustes no projeto pedagógico, teve grandes avanços em sua grade curricular e é bem avaliado pelo Ministério da Educação, com a nota 4 para o Bacharelado, na avaliação de 2018", informou a Reitora.

O evento foi organizado pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) por meio deprojeto de extensão. Contou com o apoio da professora Ana Claudia Garcia de Oliveira Duarte, do DEFMH, da servidora aposentada Maria do Céu Ramos de Andrade e alguns patrocinadores. Além do café da manhã, foram realizadas outras atividades, como apresentação da Bateria da UFSCar, roda de conversa e a Gincana "Nelson Prudêncio", com a entrega de medalhas, camisetas e sorteios de brindes aos participantes.

Para a professora Ana Cláudia Duarte, docente do curso desde a primeira turma, o grande desafio destes 25 anos foi manter a qualidade do ensino com uma grade reduzida. "Desde o início, o curso contou com praticamente 12 docentes e o nosso grande desafio era manter a qualidade do nosso currículo comparado com cursos de outras universidades públicas com formação integral", disse.

A ex-aluna Ana Maria Serafim Ramos veio de Matão para participar da comemoração. Professora do Estado e técnica de voleibol, ela ficou emocionada: "É um dia especial, estou me sentido homenageada. O curso me fez ser o que sou hoje. Traçou meus caminhos e minhas conquistas. Estou muito contente de estar aqui", disse ela.

Entre os novos alunos está Melanie Andrioli Guilen, do primeiro ano. Seu pai, Jairo Guillen, foi aluno da primeira turma da Educação Física, em 1994. "Minha escolha teve influência direta do meu pai. Eu já gostava, mas ouvindo ele falar acabei me apaixonando. Quando entrei já conhecia os professores, pois meu pai sempre me trazia na faculdade", contou a estudante.

História - O curso de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, com habilitação em Licenciatura e em Bacharelado, começou a funcionar em 1994 com oferta de 40 vagas no período noturno. O funcionamento  foi possível por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de São Carlos, a Fundação Educacional de São Carlos (FESC) e a UFSCar), que permitiu a incorporação dos dois cursos antes oferecidos pela FESC - Educação Física e Biblioteconomia - pela UFSCar. A efetivação desse processo foi oficializada em 1996 com a edição da Portaria Ministerial 1149, de 7 de novembro de 1996.

Em 2014, a Universidade deu início ao processo de reformulação curricular para o Bacharelado, em consonância com as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, aprovadas em 2004.

Em 2018, os cursos passaram a ser oferecidos em período integral (matutino e vespertino).