Mariana Pezzo - Publicado em 06-01-2020 13:00
Escola de férias apresenta microscopia eletrônica a graduandos
Curso acontece de 27 a 30 de janeiro (Imagem: Divulgação)
Estão abertas, até o dia 15 de janeiro, as inscrições para a 3ª Escola de Férias de Microscopia Eletrônica do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar. O objetivo da Escola, totalmente gratuita, é iniciar a capacitação de estudantes de graduação nas técnicas de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. São 12 vagas oferecidas e as inscrições devem ser realizadas por e-mail, conforme instruções disponíveis no site do LCE.

Na Escola, serão apresentados os conceitos básicos de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, além de técnicas complementares, tais como microanálise por EDS (Energy Dispersive Spectroscopy) e EBSD (Electron Back Scattered Diffraction). Em um total de 32 horas, haverá aulas teóricas e práticas, e certificado para quem participar de 100% das atividades. A Escola acontece de 27 a 30 de janeiro, das 8 às 18 horas. Após a conclusão do evento, estudantes interessados podem participar de entrevista para estágio no LCE.

O LCE, que fica no Campus São Carlos da UFSCar, tem estrutura de destaque entre as universidades brasileiras no que diz respeito a microscópios eletrônicos. Mais informações no site do Laboratório.