Denise Britto - Publicado em 14-01-2020 13:00
UFSCar recebe inscrições para MBA em Compliance e Governança Corporativa
Gestão ética é foco de especialização do Campus Sorocaba (Foto: Divulgação - mbaufscar.com)
A UFSCar, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE) e com a companhia de auditoria e consultoria empresarial Deloitte, está com inscrições abertas para a formação de nova turma do Master in Business Administration (MBA) em Compliance e Governança Corporativa, com previsão de início para março de 2020.

Considerado como norte do comportamento da empresa mediante o mercado em que atua, compliance abarca o código de conduta da organização bem como estratégias para que todos os colaboradores atuem conforme esse código. "Vivemos, como sociedade, um período de doloroso despertar quanto a toda espécie de corrupção que veio à tona. É chegado o tempo de mudança, quando desejamos converter essa angústia em ensinamentos capazes de gerar uma existência plena. Nosso curso de pós-graduação surge como um poderoso instrumento educacional para esse fim", afirma André Coimbra Felix Cardoso, docente do Departamento de Administração (DAdm-So) do Campus Sorocaba da UFSCar e Coordenador Acadêmico do MBA. Para ele, é preciso que indivíduos e instituições se eduquem cada vez mais para seguir condutas éticas.

Com uma proposta de ensino inovadora, o curso é destinado a profissionais interessados em ter os primeiros contatos com o tema ou aprofundar e reciclar conhecimentos. Atende também aqueles que desejam aperfeiçoar sua atuação nas organizações, a partir de ações de combate à corrupção e promoção da ética empresarial e que acreditam na função social da empresa e na ética como pilar de sustentabilidade empresarial.

O curso
O MBA tem carga horária de 460 horas, sendo 360 horas presenciais e 100 horas a distância para elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os encontros acontecem quinzenalmente, aos sábados, no Campus Sorocaba da UFSCar, das 8 às 17 horas. A formação está estruturada nos módulos Introdução, Combate à Corrupção no Ordenamento Jurídico Brasileiro, Governança em Compliance e Gestão Estratégica.

"O diferencial é o módulo exclusivo para trabalhar com compliance em setores específicos da economia. Abordamos compliance no esporte, no agronegócio, na saúde, entre outros, para que o profissional saia com uma noção importante de como modular o conhecimento onde ele efetivamente vai colocá-lo em prática", destaca Aline Moura, Coordenadora da Comissão de Ética e Saúde do IBDEE, que está à frente da Coordenação Executiva do MBA.

O curso conta com o apoio institucional de Gustavo Lucena, da Deloitte; e gestão de assuntos financeiros da Fundação de Apoio Institucional (FAI) da UFSCar. A certificação será reconhecida pela Universidade.

Mais informações sobre o MBA em Compliance e Governança Corporativa, incluindo valores de investimento, formulário de pré-inscrição e procedimentos de seleção, estão no site www.mbaufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail adm@mbaufscar.com ou pelo telefone (19) 98323-0631 (também WhatsApp).