Adriana Arruda - Publicado em 15-01-2020 13:00
Biblioteca Comunitária da UFSCar recebe exposição de telas em aquarela
Dayton Roger e tela que retrata a escadaria do RU da UFSCar (Foto: Adriana Arruda - CCS/UFSCar)
Até o dia 1º de fevereiro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar apresenta a exposição intitulada "De rerum natura", de autoria de Dayton Roger, egresso do curso de Matemática da Universidade nos anos 1980.

A mostra é uma homenagem póstuma a José Sidney Leandro, que foi docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Instituição, além de criador do projeto "Sessão Maldita" e de grupos de teatro e de estudos cinematográficos na UFSCar, com quem Roger teve suas primeiras aulas de aquarela. "Frequentei o ambiente cultural e científico que permeia o Campus São Carlos da Universidade e tive aulas de História de Arte e Cinema, com o professor Leandro. Foi sob a sua orientação e incentivo que produzi meus primeiros traços e decidi, de forma natural, pela aquarela como principal meio de expressão artística", relata o artista.

Nas obras expostas, Roger retrata locais do próprio Campus, como a escadaria do Restaurante Universitário (RU) e a ponte do lago, além de paisagens diversas. "As telas dessa mostra foram feitas ao longo da minha vida como aquarelista e sintetizam diversas experiências pessoais, misturando leituras, artes, matemática, estudos, ateliês e bibliotecas", ressalta ele.

Segundo Ligia Maria Silva e Souza, do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, a mostra representa um resgate das atividades culturais da UFSCar. "O professor Leandro teve uma atuação dinâmica e muito importante entre as décadas de 1970 e 1990 na Universidade e essa exposição resgata a sua memória, dando a oportunidade para as novas gerações conhecerem a sua relevância para a Instituição", afirma Souza.

A exposição "De rerum natura" está disponível para visitação gratuita, no saguão principal da BCo. O horário de funcionamento da Biblioteca pode ser consultado em seu site. Saiba mais sobre a exposição em matéria produzida pela TV UFSCar.