Flávia Salmázio - Publicado em 20-01-2020 13:00 - Atualizado em 20-01-2020
UFSCar é a 2ª Universidade brasileira com maior impacto em publicações
UFSCar é a 2ª Universidade brasileira com maior impacto em suas publicações (Foto: Arquivo CCS)
Quesito analisado compara percentual dos artigos publicados que alcançam alto impacto na comunidade científica

Medir o impacto da produção científica das Universidades é tarefa ampla. Um modo de verificar este impacto é contabilizando o quanto outros pesquisadores utilizam e citam os artigos produzidos pelas Universidades. Quanto mais vezes isso ocorrer, maior o impacto acadêmico da produção.

Das 1.839 publicações da UFSCar de 2014 a 2017 que foram indexadas na Web of Science (WoS), cerca de 6,7% figuram entre as 10% mais citadas em suas respectivas áreas do conhecimento. Isso coloca a UFSCar em segundo lugar dentre as Universidades brasileiras no quesito "percentual de publicações da Universidade que figuram entre os 10% mais citados de sua área do conhecimento" (PP TOP 10%). É o que apontam os dados do Leiden Ranking 2019.

As 10 Universidades brasileiras com melhor resultado neste quesito são:

- Universidade Federal do Ceará - UFC (7,1%);
- Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Universidade Federal da Bahia - UFBA (6,7%);
- Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (6,6%);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (6,5%);
- Universidade Federal de Uberlândia - UFU (6,4%);
- Universidade Federal da Paraíba - UFPB (6,3%);
- Universidade de São Paulo - USP (6,2%);
- Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (6,1%).

O Leiden Ranking é um levantamento feito pelo Centro para Estudos da Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda. Contabiliza apenas as Universidades que tenham produzido pelo menos 1.000 publicações na coleção principal da Web of Science no período 2014-2017. No Brasil, apenas 23 instituições atendem ao critério.

Acesse o Leiden Ranking 2019 completo aqui.