João Eduardo Justi - Publicado em 20-01-2020 13:00 - Atualizado em 20-01-2020
Inscrições para ingresso na UFSCar em 2020 devem ser feitas de 21 a 26/1
Seleção para ingresso na graduação da UFSCar é feita pelo SiSU (Imagem: CCS)
Começa amanhã, dia 21 de janeiro, e vai até o próximo domingo, dia 26, o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para as pessoas interessadas em ingressar em um dos 64 cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFSCar. Na Universidade estão disponíveis 2.893 vagas distribuídas entre os campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

De acordo com a Coordenaria de Ingresso na Graduação (CIG) da UFSCar, os candidatos poderão realizar a inscrição em duas opções de curso (primeira e segunda opção) que podem ser, inclusive, para vagas na mesma Universidade. Para cada uma das opções, o estudante deverá indicar a modalidade de concorrência, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, que trata da reserva de vagas nas instituições federais de ensino, para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública, com metade dessas vagas reservadas para aqueles que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Na divisão das vagas pelo critério de menor ou maior renda, também é aplicada a reserva para candidatos que se autodeclaram como pretos ou pardos e para pessoas com deficiência.

Em relação às modalidades de reserva de vagas da Lei nº 12.711/2012 para pessoas negras (pretas ou pardas), o edital da UFSCar também contém os detalhes sobre o procedimento de verificação da autodeclaração de raça/cor, que será feito em consonância com princípios expressos em outras normativas que tratam da mesma temática no âmbito de concursos públicos, em processo conduzido pela Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da Universidade.

Antes de realizar a inscrição no SiSU, os candidatos interessados em ingressar na UFSCar devem consultar no edital toda a documentação que será exigida para comprovar a modalidade de concorrência escolhida no âmbito das vagas reservadas por Lei. Além disso, devem verificar as datas de divulgação dos resultados e de matrícula para cada uma das chamadas definidas pela UFSCar.

Segundo o calendário do Ministério da Educação (MEC), os resultados do SISU serão divulgados no dia 27 de janeiro e os convocados na primeira chamada, para os cursos da UFSCar, devem comparecer ao campus do curso selecionado, para requerer a matrícula, nos dias 31 de janeiro ou 3 e 4 de fevereiro, conforme cronograma disponível no edital.

Já os candidatos que não forem convocados na primeira chamada do SiSU devem ficar atentos  ao prazo de manifestação de interesse em participar da lista de espera. O prazo vai de 29 de janeiro até 4 de fevereiro e é esta manifestação de interesse que permitirá às universidades fazerem as chamadas seguintes.

Outras informações podem ser obtidas por meio de contato online com a CIG da UFSCar ou pelo telefone (16) 3351-8152.

Confira:
- Edital com o calendário de chamadas;
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU), onde devem ser feitas as inscrições;
- Cursos oferecidos pela UFSCar.