Mariana Pezzo - Publicado em 21-01-2020 13:00
Escola de Verão em Química acontece de 10 a 14 de fevereiro
Minicursos serão ministrados por pesquisadores estrangeiros (Imagem: Divulgação)
De 10 a 14 de fevereiro, a UFSCar realiza a 40ª edição de sua Escola de Verão em Química "Prof. Dr. José Tércio Ferreira", com palestras, minicursos e mesa-redonda e a participação de convidados internacionais. As inscrições estão abertas no site do evento até 7 de fevereiro. As vagas nos minicursos são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O público do evento é formado por estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

São quatro os minicursos que serão oferecidos, ministrados por pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Os temas abrangem a interação de nanopartículas com sistemas biológicos, compostos heterocíclicos, catálise com complexos organometálicos e as tecnologias catalíticas relacionadas a combustíveis de fontes renováveis. Também haverá seis palestras e uma mesa-redonda de reflexão, na celebração dos 40 anos da Escola, sobre seu papel na formação de recursos humanos. A programação completa está no site do evento.

História
A Escola de Verão em Química foi criada em 1981, por pesquisadores da área de Química Orgânica do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, dentre eles José Tércio B. Ferreira, falecido em 1998, quando o nome da Escola passou a homenageá-lo. Com os anos, o evento foi se tornando multidisciplinar e internacional, com a participação de convidados estrangeiros. Assim, os organizadores destacam a influência da Escola na formação de professores e pesquisadores não só do DQ, mas também de outros grupos do País. Destacam, também, como a Escola fomentou a consolidação de colaborações internacionais em pesquisa.

A Escola de Verão em Química é uma realização do DQ, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar (PPGQ), do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CeRSusChem), do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e das empresas Superlab, Analítica, Shimadzu e LAC.