Gisele Bicaletto - Publicado em 21-01-2020 13:00
UFSCar recebe inscrições para especialização em Fitoterapia Clínica
Aulas começam no dia 8 de fevereiro, em Piracicaba/SP (Foto: Freepik)
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Fitoterapia Clínica, ofertado pela UFSCar. O curso é coordenado por Gerson Jhonatan Rodrigues, docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da Universidade. As aulas serão realizadas na cidade de Piracicaba em um final de semana por mês, e com início no dia 8 de fevereiro.

De acordo com o coordenador, a terapia farmacológica realizada com medicamentos fitoterápicos é de grande importância na prevenção, manutenção e recuperação da saúde e apresenta enorme contribuição para melhora na qualidade e expectativa de vida da população. Quando utilizados de forma correta, os produtos à base de plantas medicinais são seguros para a saúde e apresentam menor grau de efeitos adversos.

No entanto, a prescrição de medicamentos fitoterápicos é um sistema complexo que necessita de conhecimentos farmacológicos sólidos para a indicação adequada e individualizada de um regime terapêutico e dispensação orientada. Nesse contexto e considerando que a escolha, a dispensação, o controle e administração dos medicamentos fitoterápicos são ações realizadas por diversos profissionais, o curso visa à atualização no tema com enfoque interdisciplinar e multiprofissional.

A especialização é voltada a profissionais da Saúde e as inscrições devem ser feitas na plataforma box UFSCar. As atividades serão realizadas em um final de semana por mês - sábado e domingo, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h - no Florien Fitoativos, que fica na Estrada Vicente Bellini, 175, Conceição, em Piracicaba.

As informações completas sobre o curso podem ser acessadas na box UFSCar ou solicitadas pelo e-mail fitoterapia.ufscar@gmail.com e pelo WhatsApp (16) 99326-1962.