Mariana Pezzo - Publicado em 10-02-2020 13:00
Curso de extensão na UFSCar aborda Cidades Inteligentes
Curso visa propor soluções para a construção de cidades inteligentes (Foto: Pixabay)
Neste primeiro semestre de 2020, a UFSCar oferece o curso de extensão "Introdução às Cidades Inteligentes: Conceitos, Processos e Sistemas", com 20 vagas para estudantes de graduação da Universidade e outras 20 para quaisquer outras pessoas interessadas. Em um total de 60 horas, o curso está configurado como Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe), coordenada por Antonio Carlos dos Santos, Professor Sênior do Departamento de Computação (DC) da UFSCar.

O curso apresentará conceitos fundamentais no processo de construção de cidades inteligentes. A atividade visa também a definição e elaboração de uma ontologia para cidades inteligentes, visando o desenvolvimento de soluções. Além disso, serão discutidos conceitos de Internet das Coisas e suas aplicações nas cidades inteligentes. Durante os encontros está prevista a realização de dinâmicas, oficinas, debates, palestras, formação de grupos de estudos e produção de materiais como textos e vídeos.

Para estudantes de graduação da UFSCar, a inscrição acontece no período de ajuste de matrículas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), nos dias 27 e 28 de fevereiro. Para as demais pessoas interessadas, as inscrições também podem ser feitas até o dia 28, por meio de declaração de interesse em formulário eletrônico. A divulgação das pessoas selecionadas será feita em 2 de março, e o primeiro encontro do curso acontece no dia 11 de março, às 19 horas, na sala 1 do DC, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

A atividade conta com a participação do Observatório Cidadania, Cultura e Cidade, coordenado por Jane Travassos Alves Falcoski, servidora atuante no Núcleo de Extensão UFSCar-Cidadania. Mais informações sobre esta e as demais Aciepes oferecidas neste primeiro semestre de 2020 podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).