Gisele Bicaletto - Publicado em 20-02-2020 13:00 - Atualizado em 20-02-2020
Curso na UFSCar aborda uso do laser no controle da dor orofacial
Inscrições estão abertas e curso será realizado em março de 2020 (Foto: Reprodução)
Estão abertas as inscrições para o curso "Laserterapia no controle da dor orofacial", que será ministrado na UFSCar no dia 28 de março. A iniciativa é voltada para estudantes e profissionais das áreas de Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina.

O curso tem por objetivo fornecer conhecimentos teórico-práticos sobre a dor orofacial - região que compreende a boca, face, cabeça e pescoço - e apresentar o laser como recurso terapêutico para o controle da dor nesses locais. A proposta visa também ao desenvolvimento técnico-científico nas áreas de Fisioterapia e Odontologia. Os temas abordados serão neurofisiologia da dor; dor orofacial; princípios do laser (interação com tecido biológico, fisiopatologia, indicações e contraindicações); e a importância da laserterapia no controle da dor orofacial.

A carga horária do curso é de 8 horas, entre aulas práticas e teóricas. As atividades serão conduzidas por Richard Lieabano, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, e por Delaine Bigaton, pesquisadora associada da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O curso será realizado a partir das 8 horas, no auditório do Departamento de Enfermagem (DEnf), que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições devem ser feitas pela plataforma box UFSCar, em que constam as informações completas. As vagas são limitadas e mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (16) 98869-2535 ou pelo e-mail laser.dororofacial@gmail.com.