Adriana Arruda - Publicado em 21-02-2020 13:00
Pós-graduação em Filosofia abre inscrições para alunos especiais
Inscrições de alunos especiais devem ser feitas entre os dias 2 e 6/3 (Imagem: Divulgação)
De 2 a 6 de março, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar receberá inscrições de pessoas interessadas em cursar disciplinas no primeiro semestre de 2020, na condição de alunos especiais. Poderão se inscrever estudantes de pós-graduação de outros programas, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), graduados em qualquer área, em cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e também estudantes que tenham mais de 80% das disciplinas cursadas na graduação.

São cinco as disciplinas ofertadas para alunos especiais neste semestre: História da Filosofia Antiga 1; Seminários Gerais de Pesquisa em Filosofia 1; Estética 2; Filosofia da Ciência 2; e História da Filosofia Contemporânea 2. Informações sobre datas e horários das disciplinas, bem como bibliografia e docentes responsáveis, estão disponíveis no site do Programa. A inscrição deverá ser realizada exclusivamente online, no site do PPGFil, por meio de envio de ficha de inscrição preenchida, cópia do currículo Lattes e do diploma de graduação - ou, provisoriamente, do certificado de conclusão de curso ou da declaração de concluinte.

O PPGFil - que figura entre os mais importantes do País, com conceito 5 na avaliação da Capes - tem como área de concentração Estrutura e gênese do conceito de subjetividade e conta com quatro linhas de pesquisa: A questão da subjetividade na História da Filosofia; A subjetividade na Filosofia da Psicologia e da Psicanálise; Ética e Filosofia Política; e Filosofia da Linguagem. Mais informações podem ser obtidas em www.dfil.ufscar.br.