Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 16-03-2020 17:00
Resultado de recursos contra a verificação da autodeclaração de raça/cor
Procedimento é referente ao ingresso em 2020 nos cursos de graduação (Foto: CCS/UFSCar)
Procedimento é referente ao ingresso em 2020 nos cursos de graduação (Foto: CCS/UFSCar)
A Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar divulgou nesta segunda-feira, 16 de março, o resultado dos recursos interpostos contra o procedimento de verificação da autodeclaração de raça/cor, realizado para as pessoas que requereram matrícula na segunda chamada do ingresso feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para os cursos de graduação presenciais da Universidade.

A verificação da autodeclaração está estabelecida pelo edital de seleção para aqueles que optaram pelo ingresso por reserva de vagas, no âmbito da Lei nº 12.711/2012, na condição de estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública e que se autodeclaram como pessoas negras (pretas ou pardas) ou como indígenas.

Além disso, de acordo com o edital, as vagas anteriormente ocupadas por candidatos optantes pelo critério de raça/cor que tiveram como resultado o indeferimento do recurso ou que deixaram de apresentá-lo, serão disponibilizadas para a quarta chamada.

Para saber mais sobre o procedimento de verificação da autodeclaração de raça/cor e sobre quem são as pessoas que têm direito a preencher essas vagas, a UFSCar produziu um vídeo com esclarecimentos e orientações, disponibilizado no canal do YouTube da Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas por meio do Fale Conosco, no site da CIG.

Confira:
- Resultado dos recursos contra a verificação da autodeclaração de raça/cor - 2ª chamada
- Edital completo