Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 17-03-2020 13:00
Edital seleciona bolsistas para projeto de modernização do ensino
Projeto Movimenta Materiais é vinculado à graduação em Engenharia de Materiais (Imagem: CCS/UFSCar)
Projeto Movimenta Materiais é vinculado à graduação em Engenharia de Materiais (Imagem: CCS/UFSCar)
Estão abertas até 6 de abril as inscrições para estudantes de pós-graduação ou pesquisadores de pós-doutorado com interesse em participar de projeto de modernização do ensino de Engenharia, com previsão de visita a instituições nos Estados Unidos para troca de experiências. Trata-se do projeto Movimenta Materiais, vinculado ao curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar, que entra em seu segundo ano de atividades.

Podem participar - na condição de Assistentes do Movimenta Materiais - doutorandos de quaisquer cursos de pós-graduação vinculados ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) e pós-doutorandos de quaisquer departamentos do Centro. Os detalhes do processo seletivo estão no site do CCET. Devido às ações emergenciais tomadas pela UFSCar em relação à pandemia Covid-19, a entrega de documentos para inscrição passou ser feita pelo e-mail carlos.scu@ufscar.br, mas os documentos em papel entregues antes de 16 de março serão considerados normalmente para a inscrição.

A participação no projeto será de 12 horas semanais, com visita anual aos Estados Unidos de, no mínimo, 14 dias. O vínculo de doutorandos será de 12 meses renováveis por igual período, e o de pós-doutorandos de até 24 meses. É obrigatório ser bolsista de agência de fomento.

O Movimenta Materiais integra o Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA), patrocinado pela Capes e pela Comissão Fulbright. Em 2019, os primeiros Assistentes iniciaram suas atividades e realizaram visitas aos EUA, com planos de trabalho relacionados à ampliação da presença de mulheres nos cursos de Engenharia; à aproximação de ex-alunos do curso de Engenharia de Materiais do cotidiano da graduação, visando inclusive maior interação com a realidade industrial; a uma infraestrutura favorável à concretização de experiências inovadoras de ensino (como, por exemplo, salas adaptadas às metodologias ativas de ensino e aprendizagem); e ao uso de softwares livres na complementação das experiências de ensino de Engenharia, dentre outros temas.

Além das viagens dos assistentes, o Movimenta inclui missões de docentes da UFSCar aos EUA e visitas de especialistas daquele país à UFSCar. Mais informações podem ser consultadas em matéria no Portal da UFSCar e, também, na quarta edição da Revista UFSCar.