Adriana Arruda - Publicado em 18-03-2020 13:00
UFSCar sedia I Escola de Estudos Linguísticos em julho
Evento recebe inscrições de ouvintes até o dia 30 de abril (Imagem: Divulgação)
De 27 a 31 de julho, a UFSCar sedia a I Escola de Estudos Linguísticos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) - ELinG, que objetiva congregar pesquisadores da Linguística, professores da Educação Básica e profissionais de áreas afins - como revisores, juristas, publicitários e tradutores - em momentos de formação, debates em mesas-redondas e apresentação de trabalhos em comunicações individuais ou em sessão de pôsteres.

O evento é promovido pelo GEL, atualmente sediado no Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e está assentado na tradição das 67 edições do Seminário do Grupo. O intuito da iniciativa é assegurar fórum aberto de promoção de reflexões sobre a temática "A linguística dentro e fora da academia", fomentando o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e comprometidas no campo dos estudos da linguagem, além de fortalecer as práticas linguísticas que atravessam o cotidiano de profissionais fora do contexto acadêmico.

Ao longo dos dias, a Escola terá 23 cursos sobre diversas frentes dos Estudos Linguísticos (como Semiótica e ensino; Linguística Românica; atuação do tradutor e intérprete de Línguas de Sinais Educacional; iniciação à Fonética Forense; elementos da Linguística aplicados ao ensino; mitos de linguagem; literatura no contexto da cultura digital; tradições discursivas; políticas linguísticas e direitos linguísticos no Brasil; dentre vários outros), além de sessões de comunicações orais e pôsteres.

Pessoas interessadas em submeter trabalhos devem se inscrever até o dia 10 de maio pelo site (https://ieling.wixsite.com/2020), onde também estão disponíveis as normas de submissão. Já as inscrições de ouvintes são realizadas até 30 de abril, também pelo site do evento. As atividades acontecem entre 9 e 17 horas, no Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações, como programação completa, dados sobre os palestrantes e valores estão no site e na página da Escola no Facebook.