Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 02-04-2020 13:00
Ebserh abre edital para seleção de até 6 mil profissionais
HU-UFSCar também receberá profissionais. Inscrições até 6/4 (Foto: CCS/UFSCar)
HU-UFSCar também receberá profissionais. Inscrições até 6/4 (Foto: CCS/UFSCar)
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou ontem (1º/4) edital de processo seletivo supersimplificado, realizado em caráter emergencial, para cadastro reserva de até seis mil profissionais, para atuarem temporariamente no enfrentamento à Covid-19 nos 40 hospitais universitários que integram a Rede Ebserh. O Hospital Universitário (HU) da UFSCar é administrado pela Ebserh e deverá receber profissionais de acordo com a necessidade da unidade.

Os profissionais selecionados poderão ser convocados para atuar no hospital de sua escolha no momento da inscrição. O processo seletivo tem como objetivo suprir a Rede Ebserh com profissionais que atuarão na linha de frente do combate à Covid-19 e para reposição de trabalhadores que, porventura, venham a se ausentar por conta da doença.

Seleção e inscrição
O processo seletivo é de caráter urgente e temporário, apenas enquanto durar o estado de calamidade decretado pelo Governo Federal, não impactando os concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais. A seleção será por meio de análise curricular e avaliação de títulos e experiência profissional.

Os interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 6 de abril, neste site, onde está disponível o edital com todas as instruções e o formulário de inscrição. O resultado da seleção será divulgado na quarta-feira, 8 de abril.

Vagas
De acordo com a Ebserh, foram autorizadas para cadastro reserva aproximadamente 900 vagas para médicos (nas especialidades de Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva), 1,4 mil enfermeiros (incluindo as especialidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), 3 mil técnicos em enfermagem, 500 fisioterapeutas e 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pela Covid-19.

Atuação da Rede Ebserh
Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh trabalha em parceria direta com o Ministério da Saúde, com participação no Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no País e em suas 40 unidades hospitalares. Também age na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento da Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).