Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 09-04-2020 13:00
UFSCar oferece curso em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo
Oferta do curso é feita pelo Instituto LAHMIEI Autismo, dessa vez em Curitiba (Imagem: Divulgação)
Oferta do curso é feita pelo Instituto LAHMIEI Autismo, dessa vez em Curitiba (Imagem: Divulgação)
O Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Instituto LAHMIEI Autismo) da UFSCar, referência na pesquisa, no ensino e no tratamento do autismo no Brasil, vai ofertar a 11ª turma da pós-graduação lato sensu "ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, atrasos de desenvolvimento intelectual e de linguagem", em Curitiba, no Paraná, a partir de agosto de 2020. 

"O Instituto LAHMIEI Autismo é pioneiro nesta área no Brasil e nosso corpo docente é formado em sua grande maioria por professores doutores com larga experiência nacional e internacional em ensino, pesquisa e atendimento", afirma Celso Goyos, professor do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar e coordenador do Instituto.

A demanda por formação profissional específica e qualificada para o tratamento de crianças e jovens com autismo é alta. "É preciso preparar as pessoas para não só diagnosticar, mas também oferecer o melhor tratamento e melhorar os serviços oferecidos - que ainda são muito poucos. Ter profissionais especializados em atender este público é um enorme benefício para a sociedade", defende o docente.

A Análise do Comportamento Aplicada - comprovadamente a intervenção mais eficaz para casos de autismo - identifica as falhas no desenvolvimento e, a partir de então, o tratamento é feito de acordo com as especificidades de cada caso. "São realizadas avaliações constantes e aplicações de procedimentos necessários", descreve Giovana Escobal, vice-coordenadora do LAHMIEI Autismo.

O curso de pós-graduação tem duração de dois anos e aborda desde os princípios básicos até técnicas para o desenvolvimento da cognição e repertório complexo de linguagem. "A criança pode, a depender do caso, seguir rigorosa e sistematicamente os preceitos da ABA e ter uma vida bem próxima de outra da mesma idade que não apresente autismo", destaca a especialista.

As disciplinas do curso são atualizadas e cumprem exigências internacionais. As aulas ocorrem uma vez ao mês, ao longo de dois dias, em períodos de oito horas e são presenciais. A especialização é finalizada com trabalho de conclusão de pesquisa aplicada com supervisão de profissionais. "Profissionais das áreas da Saúde e Educação, além de pais e familiares de pessoas com autismo, não podem perder esta oportunidade. Pais preparados para lidar com filhos com autismo são fundamentais na evolução das crianças que poderão viver com mais autonomia e funcionalidade", conclui Goyos.

As pré-inscrições já estão abertas e o cadastro deve ser feito em www.bit.ly/ABAcuritiba. Também haverá disponibilidade de bolsas de estudo em breve.