Mariana Pezzo - Publicado em 24-04-2020 13:00
Livro celebra 25 anos da pós-graduação em Engenharia Urbana na UFSCar
Livro pode ser baixado gratuitamente no site do PPGEU (Imagem: Reprodução)
Em 2019, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar completou 25 anos do recebimento de seus primeiros alunos e, para celebrar a data, organizou e acaba de lançar livro com textos que relatam, em 20 capítulos, pesquisas nas quatro áreas temáticas do Programa: Saneamento, Urbanismo, Transportes e Geotecnia e Geoprocessamento.

Intitulado "25 anos: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar", o livro tem o objetivo, além de comemoração, de divulgar a identidade, o pioneirismo e a resistência do Programa ao longo de sua história. Criado em 1994 com o nome de Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e curso de mestrado, o Programa já tinha como única área de concentração a Engenharia Urbana, que passou a nomeá-lo em 1999. O doutorado foi criado em 2007.

Os capítulos do livro reforçam a importância e a pluralidade das pesquisas desenvolvidas no PPGEU, sempre buscando compreender e propor soluções às cidades, bem como capacitar pesquisadores com visão holística dos problemas urbanos e, assim, ajudar a construir cidades mais urbanas e sustentáveis. Essas pesquisas vinculam-se a duas linhas de pesquisa: "Gestão, Planejamento e Tecnologia aplicados à Engenharia Urbana" e "Estudo de Processos e Fenômenos aplicados à Engenharia Urbana".

Até o final de 2019, eram 425 as dissertações de mestrado e 45 as teses de doutorado defendidas no PPGEU. Outro resultado importante foi a realização pioneira de dois grandes eventos voltados ao encontro entre programas de pós-graduação na área, o Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (SIMPGEU), cuja primeira edição aconteceu na UFSCar em 2006 e que, a partir de 2017, tornou-se o Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb), atualmente em sua terceira edição.

O livro em comemoração aos 25 anos do PPGEU pode ser baixado gratuitamente na página do Programa. A organização é das docentes do Programa Kátia Sakihama Ventura, Denise Balestrero Menezes, Luciana Márcia Gonçalves e Thais de Cassia Martinelli Guerreiro, todas vinculadas ao Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar. A edição é da Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais (CPOI) da Universidade.