Flávia Salmázio - Publicado em 28-04-2020 10:30
Restaurantes Universitários voltam a servir refeições em marmitas
Marmita entregue pelo Restaurante Universitário da UFSCar
Os Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) retomaram, nesta segunda-feira (27), o fornecimento de refeições para toda comunidade acadêmica dos quatro campi da Universidade.

Com a retomada do atendimento dos RUs serão distribuídas diariamente 2 marmitas referentes ao almoço e ao jantar, com opção vegetariana. Para o café da manhã, as frutas serão distribuídas uma vez por semana e produtos não perecíveis serão entregues quinzenalmente/ mensalmente, dependendo do item. A entrega das marmitas acontece no horário do almoço (veja abaixo horários de entrega nos diferentes campi).

Como medida de proteção dos usuários e funcionários dos Restaurantes, a Universidade adotou um protocolo de segurança seguindo as orientações do Comitê de Controle e Cuidados em Relação à COVID-19. Para entrar nos RUs é obrigatório o uso de máscaras, sendo necessário fazer a higienização das mãos com álcool 70% - disponibilizado no local. Recomenda-se, também, que seja mantida distância entre uma pessoa e outra. Além disso, o usuário deve se dirigir ao RU em horário agendado no formulário, evitando aglomeração no trajeto e na retirada das refeições.

Logo após a retirada das marmitas, a recomendação é que se dirija imediatamente para o local de moradia. O consumo do almoço deve ser realizado o mais próximo possível da retirada. Já a marmita do jantar deve ser colocada na geladeira e só retirada na hora do consumo. O alimento deve ser aquecido em recipientes limpos, se for utilizar o fogão, ou na própria embalagem da marmita, removendo a película, caso o aquecimento seja feito em micro-ondas.

A Coordenadoria de Nutrição (CNutri) da UFSCar reforça que, de modo algum, a marmita do jantar deve ficar em temperatura ambiente até o consumo. Para evitar a proliferação de micro-organismos, a embalagem deve ser aberta apenas no momento da refeição. Caso não haja o consumo total das refeições, elas devem ser descartadas.

Todas as orientações sobre as refeições neste período de pandemia podem ser ACESSADAS AQUI. Neste Portal também é possível preencher a declaração de interesse por refeições, conferir as orientações para o consumo das marmitas e acessar a sala no Google Meet com atendimentos relativos às refeições todas as segundas, quartas e sextas das 14h às 15h. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ggru@ufscar.br.

:: Horário de Funcionamento dos RUs

Campus São Carlos - 11h30 às 13h30

Campus Sorocaba - 11h às 13h

Campus Lagoa do Sino - 11h às 13h

Campus Araras - 11h30 às 12h30

Bolsa Alimentação x RU - Os estudantes bolsistas que permanecem nas cidades dos campi da UFSCar poderão optar pela manutenção do pagamento de bolsa alimentação ou pelo acesso ao Restaurantes Universitários (RUs) de maneira subsidiada. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) informa que, até dia 3 de maio, mesmo os bolsistas que receberem o benefício em dinheiro poderão realizar suas refeições de maneira subsidiada no RU. Após esta data valerá a opção escolhida pelo estudante.

A ProACE esclarece que o bolsista, cuja opção for pelo auxílio em dinheiro, também poderá retirar sua marmita nos Restaurantes mediante o pagamento do valor da refeição vigente para a graduação. Em breve, a ProACE fará um novo comunicado para apoio aos estudantes e eventuais dúvidas.