Adriana Arruda - Publicado em 04-05-2020 13:00
UFSCar promove, a distância, 1ª Jornada das Licenciaturas
Evento acontece no dia 9 de maio e é realizado a distância (Imagem: Divulgação)
No dia 9 de maio, o Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar realiza, totalmente a distância, a 1ª Jornada das Licenciaturas, que pretende dar visibilidade a questões pertinentes à formação inicial e continuada de professores, de forma que os envolvidos no campo educacional possam se inteirar do debate sobre a profissionalização docente, destacando-se o conhecimento da pluralidade de saberes para atuar como professor.

Em sua edição inaugural, dado o contexto vivenciado pelo mundo diante da pandemia do novo Coronavírus, a temática será "Profissão docente em pauta - O que aprendemos com a Covid-19?", para propiciar aos participantes reflexões relacionadas ao ensino a distância emergencial nas escolas e os seus possíveis desdobramentos. A Jornada tem como públicos-alvo licenciandos, professores da Educação Básica, professores universitários, gestores da Educação.

O evento terá duas sessões de debates online, transmitidas pela plataforma Google Meet. A primeira ocorre das 9 às 11 horas e terá a participação de Elisângela Venâncio Ananias, docente do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que abordará o tema "Autonomia e identidades docentes em tempos de crise". Em seguida, das 15 às 17 horas, a videoconferência, intitulada "Tecnologias e ensino", será ministrada por Ana Elisa Sobral Caetano, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP, campus de Cubatão).

As atividades são gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas, com inscrições a serem feitas por meio do preenchimento deste formulário online, até o dia 7 de maio. Haverá emissão de certificado aos participantes. A 1ª Jornada das Licenciaturas conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no cartaz de divulgação do evento e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail 1jornada.licenciaturas@gmail.com.