Adriana Arruda - Publicado em 11-05-2020 13:00
Campus Araras realiza atividade de difusão relacionada à Covid-19
Participantes têm acesso a textos e questões da área de interesse na plataforma (Imagem: Reprodução)
O Campus Araras da UFSCar lançou o projeto de difusão "Aprendendo conceitos acadêmicos com a pandemia de Covid-19", que tem o objetivo de levar o conhecimento da Universidade à sociedade, utilizando o contexto da pandemia do novo Coronavírus para explicar conceitos científicos das mais diversas áreas. A iniciativa é coordenada por Valéria Forni Martins, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Instituição.

As atividades são gratuitas, abertas a todas as pessoas interessadas e, para participar, é preciso acessar a plataforma Google Classrom e seguir as instruções deste documento. "O aluno escolhe o tema que tem interesse dentro da plataforma e passa a ter acesso a textos e questões a serem respondidas, ampliando o conhecimento sobre determinado assunto", explica Martins.

Segundo a docente, a plataforma permite o acesso aos materiais e, a depender do professor, pode haver reuniões virtuais e outros tipos de interação. "Também é possível entrar em contato com o pesquisador responsável, via e-mail ou pelo próprio Classroom, para tirar dúvidas", ressalta. Atualmente, a iniciativa de difusão conta com 14 atividades e a expectativa é que haja adesão de cada vez mais docentes e, assim, atualização constante de materiais com novos temas.

Professores de qualquer universidade do País que queiram desenvolver ações no projeto devem entrar em contato com Martins pelo e-mail vmartins@ufscar.br para obter informações. Dúvidas gerais podem ser esclarecidas por este mesmo contato.