João Eduardo Justi - Publicado em 14-05-2020 17:00
Ações da UFSCar no combate à Covid-19 têm destaque na imprensa nacional
Referências à Universidade cresceram mais de 80% na grande imprensa (Imagem: Pixabay)
Desde que o Brasil e o mundo tiveram a realidade transformada pelo surgimento e a contaminação em larga escala do novo Coronavírus, instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais começaram a se mobilizar para, por meio do conhecimento científico transformado em tecnologia e inovação, ajudar a sociedade a vencer a pandemia de Covid-19. Para se ter uma ideia, apenas na UFSCar, em aproximadamente 50 dias, foram criados e estão sendo desenvolvidos mais de 60 projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas de Saúde, Educação e Engenharias.

Entre as ações objetivas e com resultados concretos protagonizadas por docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFSCar estão a realização de testes diagnósticos para Covid-19; o desenvolvimento de testes rápidos; a produção e doação de protetores faciais, de equipamentos de proteção individual e de álcool em gel; o conserto de respiradores artificiais; além de cuidados em saúde mental, saúde de idosos, crianças, autistas e de pessoas com deficiências motoras no contexto da pandemia.

Além disso, a Universidade reforçou sua atuação na área de Comunicação para, além de levar aos cidadãos informações confiáveis sobre a doença e as formas de prevenção e controle, dar visibilidade regional e nacional a todo esse conjunto de projetos e estratégias de combate empreendido pela sua comunidade acadêmica e científica. Nesse sentido, no intervalo entre 14 de março e 5 de maio, as equipes da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e da Assessoria de Comunicação da Reitoria encaminharam para a imprensa de todo o País 64 sugestões de pauta abordando as ações da Instituição na luta contra o novo Coronavírus.

Essas 64 sugestões de pauta se transformaram, neste período, em 456 matérias de 210 diferentes veículos de imprensa (jornais, sites, TVs e rádios) do Brasil; uma média de 8,6 reportagens por dia, sobre o trabalho da UFSCar relacionado à Covid-19, durante 53 dias. Esse levantamento foi realizado pela redatora da CCS, Agnes Arato, responsável pelo processo de clipping (monitoramento constante de matérias jornalísticas publicadas sobre a UFSCar na imprensa local, regional e nacional).

"Comparado com o mesmo período do ano passado, tivemos um aumento geral de 20% de citações sobre a UFSCar na mídia. Isso ganha maior relevância considerando que estamos comparando apenas as citações relacionadas ao Coronavírus - neste período de 2020 com atividades acadêmicas suspensas - com todas as citações do mesmo período de 2019, ou seja, março e abril, que é quando a Universidade vive um de seus momentos mais efervescentes, com a chegada dos novos estudantes", analisa Arato.

Outro dado relevante é o aumento da presença da UFSCar na mídia nacional. "Analisando apenas a grande imprensa, como Folha de São Paulo, UOL, Estadão e Rede Globo, e outros veículos com maior alcance, as citações sobre a UFSCar cresceram mais de 80%, também em comparação ao mesmo período do ano passado", destaca a redatora.

Para o Diretor de Comunicação Social da Universidade, João Eduardo Justi, o destaque da Instituição na mídia se dá em virtude da relevância dos projetos realizados pela comunidade universitária no contexto da pandemia. "As ações da nossa Universidade estão efetivamente colaborando com a sociedade neste momento e, portanto, ganham cada vez mais espaço nos veículos de comunicação. Além disso, o aumento da presença da UFSCar na imprensa reforça como a comunidade científica é a fonte mais prestigiada de informação e, de fato, em quem podemos confiar em momentos de tanta insegurança como o que estamos vivendo", conclui.