Adriana Arruda - Publicado em 19-05-2020 13:00
Pesquisa investiga práticas a distância em creches e pré-escolas
Estudo é uma parceria da UFSCar com Università degli Studi Roma Tre, da Itália (Imagem: Pixabay)
O Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei) da UFSCar, em parceria com a Università degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre), da Itália, convida professores, educadores, coordenadores pedagógicos e diretores que trabalham na Educação Infantil (creches e pré-escolas) para participarem de uma pesquisa sobre a realização de atividades não presenciais nas instituições onde trabalham.

O estudo, intitulado "La didattica a distanza del nido e della scuola dell'infanzia: indagine esplorativa", tem como objetivo discutir e compreender práticas que estão sendo realizadas na forma de "didática a distância"(Itália) ou atividades não presenciais (Brasil) na Educação Infantil, com o uso de tecnologias digitais de comunicação e diversas mídias, em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Visa, também, conhecer, mapear e entender os motivos que levaram esses profissionais a se envolverem nessas práticas e refletir sobre sua organização e seu planejamento.

A participação consiste em responder a este questionário online, com 44 perguntas e duração de no máximo 15 minutos. O prazo é até o dia 4 de junho e o anonimato é assegurado. Os dados coletados serão objeto de análises para publicações científicas, tratados de forma articulada em conformidade às normas éticas de pesquisa e confidencialidade. Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pesquisa.dad.covid@gmail.com.

O Cfei é representado pelos docentes da UFSCar Aline Sommerhalder, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), e Fernando Donizete Alves, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH). O estudo é realizado em conjunto com Concetta La Rocca, Massimo Margottini e Rosa Capobianco, docentes do Dipartimento di Scienze della Formazione, da UniRoma Tre, com a colaboração de Natália da Silva de Oliveira, Julia Inês Pinheiro Bolota Pimenta, Anderson Bençal Indalécio e Andressa de Oliveira Martins, todos integrantes do Cfei; e Gabriella Tassone e Edoardo Casale, pesquisadores da UniRoma Tre.