Flávia Salmázio - Publicado em 02-06-2020 16:00
Professores da UFSCar podem orientar no Mestrado e Doutorado à Inovação
Inscrições seguem até 28 de junho (Foto: CCS/ UFSCar)
Professores que orientam em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) podem se inscrever para atuar no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI. O edital, aberto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prevê a colaboração entre o setor empresarial e a Universidade. O objetivo é contribuir para o aumento da capacidade inovadora e para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

O programa conta com até 10 bolsas de Mestrado, 10 de Doutorado e até 60 de Iniciação Tecnológica(estas, destinadas a estudantes da graduação). A implementação de bolsas de pós-graduação será feita em Programas de Pós-Graduação já existentes na UFSCar e destinam-se a estudantes que tenham sido selecionados pelos Programas da Universidade. Para participar, Professores da UFSCar devem preencher o formulário disponível na Agência de Inovação (acesse aqui). As inscrições vão até 28 de junho.

"A aprovação da UFSCar para participar do Mestrado e Doutorado para Inovação representa uma ótima oportunidade: viabiliza pesquisas, desenvolvimento de processos e produtos inovadores, parcerias e o fortalecimento da formação de nossos estudantes. Investir em pesquisa e inovação é investir em pessoas, e investir em pessoas é construir um País com visão de futuro e capaz de superar desafios cada vez mais complexos", ressalta a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.

Empresas - Todas as empresas interessadas podem participar. A indicação, feita pelo Edital, é para que as empresas busquem Professores da Universidade para alinhamento da proposta e submissão conjunta. Para tanto, é possível utilizar a ferramenta de busca da UFSCar, o SAGINWebacesse aqui. Os programas de Pós-Graduação da UFSCar podem ser analisados por meio do Portal da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (acesse aqui).

O Programa - Foi lançado pelo CNPq em 2019 e a UFSCar participa desde sua criação. "No ano passado implementamos 9 bolsas de Doutorado. Em 2020 teremos bolsas de Mestrado, Doutorado e Iniciação Tecnológica, totalizando até 80 bolsas. Nesta primeira fase do processo, empresas e Professores podem se inscrever para participar", explica o Representante Institucional da UFSCar para proposição junto ao CNPq, Rafael Aroca.

Confira:
Edital do processo UFSCar - acesse aqui
Mais informações sobre o processo - acesse aqui
Plataforma para busca de projetos e pesquisas da UFSCar - acesse aqui

Dúvidas podem ser endereçadas ao e-mail inovacao@ufscar.br