Mariana Pezzo - Publicado em 27-07-2020 17:00
Livro sobre ação socioambiental na Amazônia tem edição gratuita
Obra traz contribuições nas áreas de Educação, Saúde e Produção (Imagem: Reprodução)
Acontece nesta quarta-feira, dia 29 de julho, às 19 horas, live de lançamento do livro "Ação Socioambiental na Amazônia: Educação, saúde e produção em comunidades", cujos organizadores são Silvio Eduardo Alvarez Candido, docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, e Diógenes Valdanha Neto, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A obra foi composta com o objetivo de promover reflexões conceituais e sobre práticas voltadas a conciliar o fortalecimento de comunidades com a conservação ambiental na Amazônia. O livro reúne contribuições de acadêmicos e outros profissionais com ampla experiência em atuação na região amazônica, e sua organização resulta de projeto de extensão coordenado pelo docente da UFSCar. A realização aconteceu em parceria com o Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e, também, da UFTM.

Os capítulos trazem contribuições organizadas a partir de diferentes conceitos e áreas de conhecimento e atuação. Falam, por exemplo, em impactos dos projetos de infraestrutura, como a barragem de Belo Monte; em Educação Popular e, também, educação escolar do campo; em saúde integral e integrada; em saneamento e gerenciamento dos recursos hídricos; e em diferentes aspectos de processos produtivos, como canais de comercialização, produtos florestais não madeireiros e modelos de agricultura e, também, em turismo comunitário e participativo.

A participação na live de lançamento é aberta a todas as pessoas interessadas, em https://meet.google.com/ybs-uikf-gpd. O livro estará disponível gratuitamente após o lançamento. O público principal do livro são estudantes de diferentes áreas do conhecimento com interesse em ações de intervenção comunitária de cunho socioambiental. A obra é uma publicação da editora Na Raiz.

Mais informações sobre o evento, o livro e o Napra podem ser consultadas na página da organização no Facebook. Lá também é possível saber mais sobre campanha de arrecadação de recursos realizada pelo Napra para apoio às comunidades ribeirinhas de Rondônia afetadas pela pandemia de Covid-19, para a qual os organizadores do evento também convidam à colaboração.