Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 30-07-2020 13:00
Coletânea aborda ecologias dissidentes e antropologia modal
Obra está disponível em formato e-book para download gratuito (Imagem: Reprodução)
Obra está disponível em formato e-book para download gratuito (Imagem: Reprodução)
Os antropólogos Jorge Mattar Villela, docente do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar, e Suzane de Alencar Vieira, docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia (UFG), lançaram, em formato e-book de livre acesso, a coletânea intitulada "Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal", publicada pela Editora da UFG. 

A obra apresenta, por meio de relatos etnográficos, algumas possibilidades de modos de vida alternativos aos existentes na atualidade, para tentar contornar intervenções sociais e ambientais que foram realizadas ao longo das décadas no mundo. "A ideia das insurgências, associadas às dissidências das ecologias em que vivem as pessoas relatadas em cada capítulo, é a demonstração de que é possível, para além de ser urgente, que transformemos os nossos modos de vida para, se não evitarmos, ao menos adiarmos a catástrofe que já nos atinge", relata Villela.

De acordo com o professor, trata-se de um livro de Antropologia, mas que se destina também ao público em geral. "Ele deve despertar as pessoas preocupadas com o modo como as condições de vida têm sido destruídas em nome da extração ilimitada de energias com fins de comercialização", afirma.

Ao longo dos capítulos, há relatos de pesquisadores que envolvem temáticas culturais e povos diversos, com a reflexão sobre a necessidade de se criar novos modos de vida. Entre os temas abordados nos capítulos estão força e firmeza como princípios políticos entre quilombolas mineiros; repensando o genocídio a partir das terras e das lutas indígenas; enfrentamentos cotidianos ao racismo religioso; a arte, a luta e suas irradiações; família na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça; entre outros.

A coletânea "Insurgências, ecologias dissidentes e antropologia modal" está disponível para download gratuito neste link.