Mariana Pezzo - Publicado em 14-08-2020 15:00
Curso de extensão aborda Cidades Inteligentes
Curso apresenta conceitos fundamentais no processo de construção de cidades inteligentes (Pixabay)
Neste segundo semestre de 2020, a UFSCar oferece, inteiramente a distância, o curso de extensão "Introdução às Cidades Inteligentes: Conceitos, Processos e Sistemas", inicialmente programado para o início do ano, quando precisou ser adiado devido à pandemia. O curso tem 20 vagas para estudantes de graduação da Universidade e 20 para quaisquer outras pessoas interessadas. Em um total de 60 horas, está configurado como Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe), coordenada por Antonio Carlos dos Santos, Professor Sênior do Departamento de Computação (DC) da UFSCar.

O curso apresentará conceitos fundamentais no processo de construção de cidades inteligentes. A atividade visa também a definição e elaboração de uma ontologia para cidades inteligentes, visando o desenvolvimento de soluções. Além disso, serão discutidos conceitos de Internet das Coisas e suas aplicações nas cidades inteligentes. Durante os encontros está prevista a realização de dinâmicas, oficinas, debates, palestras, formação de grupos de estudos e produção de materiais como textos e vídeos.

Para estudantes de graduação da UFSCar, a inscrição acontece no período de ajuste de matrículas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), no dia 26 de agosto. Para as demais pessoas interessadas, as inscrições também podem ser feitas até o dia 26, por meio de declaração de interesse em formulário eletrônico. A divulgação das pessoas selecionadas será feita em 31 de agosto, e o primeiro encontro do curso acontece no dia 2 de setembro, às 19 horas, em link que será encaminhado às pessoas inscritas.

Mais informações sobre o curso podem ser conferidas neste link.