Tiago Santi - Publicado em 21-09-2020 13:00
Pesquisadores estão desenvolvendo coletânea sobre arborização urbana
Sapucaia (Lecythis pisonis Cambess.) em Piracicaba (SP). Foto: Fernando Periotto
A arborização urbana desempenha um papel muito importante no processo de urbanização dos municípios brasileiros. Além de deixar os espaços públicos mais bonitos e agradáveis, a presença de árvores nas calçadas, praças e parques contribui para a saúde física e mental da população, dentre outros inúmeros benefícios. Visando contribuir com a promoção da sustentabilidade e com a gestão ambiental dos municípios, pesquisadores estão desenvolvendo uma coletânea em âmbito nacional sobre a arborização urbana.

A coletânea abordará importantes temas sobre a arborização urbana com foco especial na preocupação ambiental no processo de urbanização e nos desafios da gestão ambiental nos municípios brasileiros. O projeto abordará aspectos técnicos, acadêmicos e gerenciais e será dividido em três partes: eixo da biodiversidade e aspectos gerais da arborização urbana; eixo destinado ao aspecto florístico de cada estado brasileiro; e eixo das políticas públicas e perspectivas futuras da arborização urbana.

A obra é organizada por Fernando Periotto, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, Maurício Lamano Ferreira, docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), e Alessandro Reinaldo Zabotto, doutorando da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Para Periotto, "o projeto trará uma grande contribuição na promoção da sustentabilidade e na gestão ambiental dos municípios brasileiros, em especial para os mais de 200 municípios localizados na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, onde o Campus Lagoa do Sino está implantado", comenta o docente.

O projeto conta com a colaboração de autores pertencentes a mais de 80 instituições de pesquisa e universidades brasileiras, sendo a maior parte professores de universidades públicas e pesquisadores da área de arborização urbana. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2021. O grupo está buscando apoio para realizar a distribuição gratuita de exemplares a todos municípios brasileiros.

A obra tem o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU); Sociedade de Botânica do Brasil (SBB); Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB); Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas (ABAP); Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP); Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA); Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH ALPA); Local Governments fos Sustainability (ICLEI); e ISA (International Society of Arboriculture).