Denise Britto - Publicado em 24-09-2020 13:00
Projeto da UFSCar que produz álcool em gel busca doação de insumos
Iniciativa fornece álcool em gel a profissionais da saúde e população (Imagem: Reprodução)
No contexto da pandemia do novo Coronavírus, o álcool em gel é um insumo imprescindível para promover a assepsia dos profissionais de saúde e seus pacientes bem como da população como um todo. Com essa preocupação, o Campus Sorocaba da UFSCar vem realizando, desde março deste ano, a atividade de extensão "Ações de Combate ao Coronavírus: produção de álcool em gel e de álcool glicerinado". A iniciativa se dedica a produzir esses dois tipos de álcoois para doação a profissionais na linha de frente de batalha à Covid-19 e também a populações em condições de vulnerabilidade.

O projeto depende totalmente da doação de insumos para fazer a produção e, recentemente, recebeu 1,6 mil litros de álcool da Usina J. Pilon Açúcar e Álcool, do município de Cerquilho. Portanto, a maior demanda, no momento, são frascos plásticos de 30 mL a 5 litros, caixas de papelão (para o acondicionamento dos frascos para entrega), hipoclorito de sódio (para a esterilização dos frascos que serão utilizados) e do agente eucalinizante trietolamina (que ajusta o pH do álcool em gel).

Empresas e pessoas interessadas em realizar doações podem entrar em contato pelo e-mail da professora do Departamento de Biologia (DBio-So), Monica Jones Costa, que coordena a ação (monica@ufscar.br), e também pelas páginas no Facebook e Instagram, onde constam mais informações sobre o projeto "UFSCar Sorocaba em Ação". Também é possível realizar doações de qualquer valor por meio desta plataforma virtual.

Sobre o projeto
A equipe é composta por três professoras e uma técnica de laboratório do DBio-So, além de oito estudantes de graduação, uma estudante de pós-graduação da UFSCar e uma pós-doutoranda, todos voluntários.

Até o momento, foram produzidos mais de 800 litros de álcool em gel encaminhados à doação para o Serviço Hospitalar de Sorocaba e ao Hospital Regional de Sorocaba "Dr. Adib Domingos Jatene"; à Casa Áurea dos Velhinhos e ao Centro de Triagem da Covid-19, em Salto de Pirapora; aos colaboradores terceirizados do Campus Sorocaba da UFSCar (equipes de limpeza, manutenção, transporte e segurança); ao Hospital Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" (Campinas); à Pastoral do Povo da Rua (São Paulo); à ONG Neon Cunha (São Bernardo do Campo); e à ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Sorocaba, que encaminhou os produtos a três instituições: Associação Educacional Santa Rita de Cássia, Casa do Menor e Casa Transitória André Luiz.